Extensão

Calculo do Custo do Cesto de Produtos Básicos e da Cesta Básica do Municipio de Chapecó

Descrição

Poucas são as cidades do interior do país que dispõem de um índice específico para cálculo aproximado do seu custo de vida. É comum observarmos índices nacionais sendo utilizados como parâmetro da inflação para as mais diversas finalidades, inclusive para reajustes dos impostos, taxas, etc. O curso de Ciências Econômicas da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) realiza mensalmente o levantamento de preços e o cálculo do Cesto de Produtos Básicos para o município de Chapecó, tendo como base a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de 1994. Os hábitos de consumo foram estudados com base em entrevistas feitas com famílias do município, escolhidas de acordo com critérios estatísticos. O Cesto de Produtos Básicos contém 57 itens, sendo composto por produtos alimentares in natura, semi-industrializados e industrializados, produtos de higiene e limpeza e serviços tarifados. Os itens pesquisados levam em consideração o consumo de famílias que recebem de 1 a 5 salários mínimos. A partir da POF, o curso de Ciências Econômicas passou a acompanhar desde 1994 a evolução do poder de compra da população do município com a coleta de 57 produtos em 10 locais de compra, totalizando 570 preços analisados. Mensalmente são divulgados dois estudos de acompanhamento de preços feitos em Chapecó: o Cesto de Produtos Básicos de uma família chapecoense (57 produtos) e uma síntese dessa pesquisa, denominada Cesta Básica (13 itens, assim como a cesta nacional). Espera-se que a comunidade local tenha um conhecimento maior sobre os preços dos produtos e sobre seu poder de compra. Desta forma, podendo optar por substituição de alguns produtos, e utilizar este indicador de caráter regional para correções de taxas, serviços e até mesmo solicitação de reposição salarial real.

Relevância

Elaborar, acompanhar e divulgar ao longo do tempo um índice de preços do consumidor, que avalia itens básicos de consumo da população de 1 até 5 salários mínimos da cidade de Chapecó, para publicação mensal para toda a comunidade chapecoense.

Contato:
cestabasica@unochapeco.edu.br