Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina – CEOM

Descrição

O Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina – CEOM foi criado em 1986 e objetiva salvaguardar acervos arqueológicos, documentais e bibliográficos, sejam eles, materiais e imateriais, realizar e estimular pesquisa, comunicação e extensão universitária em Patrimônio Cultural, Memória, História, Arquivologia, Arqueologia e Museologia, com enfoque na região Oeste de Santa Catarina.
A comunicação que o centro estabelece com a população do oeste catarinense ocorre por meio de publicações, eventos e das ações educativas, cujo conceito, está pautado na construção do conhecimento e busca suscitar reflexões, promovendo a interação entre o público e o Centro através de atividades elaboradas de acordo com o perfil do público visitante e realizadas sob orientação de mediadores e educadores.
O CEOM tem se configurado numa das principais instituições de salvaguarda, pesquisa e difusão do patrimônio histórico e arqueológico no estado de Santa Catarina por atuar de forma sistemática há quase 30 anos. Ao longo dessas décadas, contribuiu para formação de profissionais, publicou mais de 60 obras bibliográficas, produziu e exibiu mais de 50 exposições, e tem sob sua proteção até o momento 400 metros lineares de acervo histórico e aproximadamente 100 mil peças arqueológicas que remontam a mais de 8 mil anos de história.

Relevância

Salvaguardar acervos arqueológicos, documentais, bibliográficos, sejam eles, materiais e imateriais, realizar e estimular pesquisa, comunicação e extensão universitária em Patrimônio Cultural, Memória, História, Arquivologia, Arqueologia e Museologia, com enfoque na região Oeste de Santa Catarina.

Horário de atendimento:
Segundas às sextas-feiras das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

Contato:
Coordenação: Mirian Carbonera