Fisioterapia na Promoção da Saúde

Descrição

A promoção da saúde na população infantil e infanto-juvenil, parte de uma visão integral e multidisciplinar do ser humano, que considera as pessoas em seu contexto familiar, comunitário, social e ambiental. Assim, as ações de promoção de saúde visam desenvolver conhecimentos, habilidades e destrezas para o autocuidado da saúde e a prevenção das condutas de risco em todas as oportunidades educativas; bem como fomentar uma análise sobre os valores, as condutas, condições sociais e os estilos de vida dos próprios sujeitos envolvidos. As ações serão desenvolvidas semanalmente em turnos alternados matutino e vespertino, com duração de 4 horas, realizadas nas dependências do Programa Viver, Abrigo Municipal, CAPP, HRO e HC, onde serão utilizadas técnicas fisioterapêuticas que visem o alongamento, melhora da postura, desenvolvimento neuropsicomotor, serão utilizados materiais como bolas, rolos, bambolês, brinquedos para estimulação, jogos psicomotores. As atividades serão realizadas por estudantes bolsistas e voluntários do projeto, sendo os mesmos orientados pela coordenadora do programa. Também serão realizadas orientações através de palestras às crianças e familiares quanto a posicionamentos e atividades que auxiliem no controle postural, e organização de atividades em datas comemorativas. As intervenções procurarão desenvolver as aquisições motoras, despertar nas crianças motivação, inclusão social, cooperação e outras características entendidas como relações sociais. As intervenções motoras visam o desenvolvimento neuropsicomotor satisfatório, favorecendo aspectos biopsicossociais relacionados a estas crianças.

Relevância

Orientar e sensibilizar as crianças e adolescentes sobre o cuidado em saúde e bons hábitos de vida, boa postura, alongamentos, bem como a prática de atividades psicomotoras.

Contato:
sorriso@unochapeco.edu.br