Minha Uno
Menu Busca
Mestrado e Doutorado em Tecnologia e Gestão da Inovação - PPGTI - 840x200

 

O mundo moderno tem sido marcado pela proliferação de artefatos tecnológicos, os quais têm papel transformador na sociedade. A partir de um pensamento sistêmico, o processo de implementação e adoção de novas tecnologias deve abarcar outras considerações além da obtenção de maior produtividade e geração de renda. As consequências do desenvolvimento tecnológico exigem uma avaliação criteriosa para que haja uma adequação da tecnologia a características econômicas, socioculturais e regionais, bem como a melhoria na qualidade de vida do ser humano.

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Tecnologia e Gestão da Inovação está focado nas implicações da técnica, da tecnologia e do conhecimento científico para os processos de inovação, modernização e desenvolvimento, valorizando produtos, técnicas e processos na esfera produtiva/construtiva. Busca analisar o atual nível de desenvolvimento tecnológico e de geração de inovação nos sistemas locais, regionais e nacionais.

A proposição de soluções também será valorizada através:

 - da produção de tecnologias que levem em conta a atividade humana, apoiada por processos de inovação e aprendizado;

- da aplicação, transferência e gestão de tecnologia explorando aspectos regionais do desenvolvimento;

- do ambiente construído nas relações homem-meio, das inovações tecnológicas aplicadas na produção do ambiente construído e do desenvolvimento sustentável;

- da introdução de novidades ou aperfeiçoamentos no ambiente agroempresarial.

Busca, também, determinar as potencialidades de desenvolvimento tecnológico e de geração de inovação dentro das empresas e em outros setores produtivos, de forma a promover o desenvolvimento socioeconômico e fortalecer a relação universidade-empresa-governo-sociedade.

 

A quem se destina

 

Profissionais do setor empresarial, da academia e do setor público, com diploma de graduação, interessados em ampliar conhecimentos para atuar em atividades de tecnologia e gestão da inovação dentro de uma perspectiva crítica e ética de forma a contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Tecnologia e Gestão da Inovação no Ambiente Construído

Esta linha de pesquisa está focada nas implicações da tecnologia e do conhecimento científico para os processos de inovação, modernização e desenvolvimento, valorizando a gestão, produtos, técnicas e processos no ambiente construído. Ela contempla estudos que têm por objetivo: desenvolver estudos e soluções com uso de aspectos matemáticos, computacionais e experimentais visando avaliar o projeto, fabricação, execução e manutenção relacionadas à construção civil; avaliar a sustentabilidade das construções e a compatibilização das soluções de projeto; identificar os impactos diretos e indiretos da implantação de inovações tecnológicas nas diversas funções da empresa, tais como produção e segurança do trabalho; propor novos materiais e componentes, tecnologias construtivas e procedimentos para análise e verificação de desempenho estrutural; diagnosticar impactos relativos ao crescimento urbano e propor soluções para os resíduos de construções tendo como foco a sustentabilidade ambiental.

 

 

Tecnologia e Gestão da Inovação em Materiais e Processos

Esta linha de pesquisa abrange temáticas inovadoras na área de materiais. Aborda estudos que relacionam propriedades, estruturas e processamentos de materiais. São investigados, aprimorados e propostos novos processos de transformação e de aplicação, bem como de reciclagem dos materiais. Os projetos são concebidos e realizados com ênfase no desenvolvimento de novos materiais e com vistas a novos potenciais de aplicações tecnológicas, bem como para o aprimoramento dos processos de obtenção e aplicação em novos produtos e em segmentos industriais. A linha de pesquisa está organizada em projetos temáticos: i) Reciclagem e reaproveitamento de materiais; ii) Tecnologia de materiais poliméricos e processos de transformação e iii) Materiaismultifuncionais e aplicações.

 

 

Tecnologia e Gestão da Inovação na Agrotecnologia

Esta linha se propõe a estudar as temáticas pertinentes à agrotecnologia, que engloba toda a cadeia produtiva, desde as grandes indústrias de beneficiamento de alimentos até o agricultor familiar (inclui a criação de frangos, suínos, bovinos, etc) que demanda conhecimento técnico de diferentes áreas do conhecimento. No sentido de pesquisar, gestionar e coordenar ações no campo da inovação relacionado à agrotecnologia, esta linha de pesquisa objetiva: gerar conhecimento e tecnologia para aumento da competitividade e qualidade dos produtos e processos agroindústrias explorando aspectos regionais do desenvolvimento; geração de novos produtos e métodos de produção no agronegócio; propor soluções para a sustentabilidade do agronegócio com foco no deslocamento da produção primária para produção industrializada baseada na tecnologia e inovação; utilização da tecnologia limpa como ferramenta para minimização e valorização de resíduos agroindustriais, geração de novos produtos e melhoria contínua que envolve toda a organização.

PROCESSO SELETIVO DISCENTE_2024, nível mestrado

 

Confira o edital aqui.

 

 

Os anexos dos Editais do Processo Seletivo Discente 2024_mestrado, encontram-se disponibilizados na página em "documentos úteis" (https://www.unochapeco.edu.br/tecnologiaeinovacao/downloads/1)

 

 

PROCESSO SELETIVO DISCENTE_2023, nível mestrado

 

Confira o edital aqui.

 

 

PROCESSO SELETIVO DISCENTE_2023, nível doutorado

 

Confira o edital aqui.

 

 

Bolsas de estudos

 

As modalidades de bolsas de estudos destinadas aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unochapecó estão contempladas junto aos editais dos processos seletivos no item "Bolsas de Estudos".

 

  • Mestrado E Doutorado
  • Chapecó
  • Coordenador

    Marcelo Fabiano Costella

  • E-mail

    ppgti@unochapeco.edu.br

  • Telefone

    (49) 3321-8090

Introdução ao método e a pesquisa científica. Apresentação do PPGTI e Plataforma Sucupira. Apresentação das normas metodológicas para elaboração de projetos de pesquisa, dissertações e relatórios técnicos. Estudo da definição do objetivo/problema, da contextualização teórica e elaboração de uma proposta de trabalho (projeto de pesquisa) e elaboração de artigos científicos. Organização das Referências. Elaboração das Citações. Etapas de desenvolvimento de projetos obedecendo às orientações e normas técnicas vigentes. Técnicas de coleta, sistematização, análise e apresentação de informações.


3 créditos | 45 horas | Código: 70830638 | Ementa atualizada em: 15/05/2019

Delineamento, estruturação e elaboração de projeto de qualificação da dissertação. Introdução, delimitação do tema, justificativa, problema e objetivos.


3 créditos | 45 horas | Código: 70830846 | Ementa atualizada em: 18/11/2021

Sensibilização à gestão da inovação. A pesquisa e o desenvolvimento nas organizações. A geração de novas tecnologias. A inovação como fator estratégico nas organizações. Indicadores de inovação. Inovação e tecnologia em programas de gestão do conhecimento e nos processos gerenciais. As inovações tecnológicas no processo decisório das organizações. O processo de inovação tecnológica - conceito, fases e gerenciamento. Os diversos aspectos da Propriedade Industrial. Patentes e propriedade intelectual nas diversas áreas do conhecimento. Regulação da transferência de tecnologia.


3 créditos | 45 horas | Código: 3080236 | Ementa atualizada em: 15/05/2019

Conceitos estatísticos a respeito de técnicas estatísticas de tratamento de dados. Métodos de Inferência: intervalos de confiança e testes de hipótese.Teoria da Amostragem.Técnicas de Amostragem. Princípios e definições do planejamento fatorial completo. Planejamentos fatoriais fracionários. Modelagem e avaliação estatística. Otimização pelos métodos da superfície de resposta (MSR). Estudos de caso.


3 créditos | 45 horas | Código: 10200076 | Ementa atualizada em: 18/11/2021

Introdução à experimentação. Planejamento e manejo de experimentos. Princípios básicos da experimentação. Delineamentos experimentais básicos. Delineamentos de tratamentos. Fundamentos e aplicações de testes de significância. Fundamentos e aplicações de regressão e correlação.


3 créditos | 45 horas | Código: 10200077 | Ementa atualizada em: 18/11/2021


3 créditos | 45 horas | Código: 3080237 | Ementa atualizada em: 15/05/2019

Conceitos e procedimentos que permitam o emprego da Tecnologia limpa como ferramenta para a minimização de resíduos, geração de novos produtos e valorização de resíduos agroindustriais. A importância dos novos materiais para a sustentabilidade. Meio ambiente: limpeza, reaproveitamento e melhor uso de produtos naturais.


3 créditos | 45 horas | Código: 3070060 | Ementa atualizada em: 29/09/2016

Mecanismos automatizados de controle de localização, distribuição e medição de vazão. Amostragem de solo e de produção. Clorofilometria. Penetrometria. Zonas de manejo. Confecção de mapas de fertilidade e de produção. Uso de software.


3 créditos | 45 horas | Código: 2030073 | Ementa atualizada em: 15/05/2019

Ecofisiologia da Produção Vegetal. Amostragem de solo e de tecido vegetal. Aspectos gerais da nutrição vegetal. Diagnóstico da fertilidade do solo e do estado nutricional de plantas.


3 créditos | 45 horas | Código: 2030072 | Ementa atualizada em: 15/05/2019

Ferramentas de gestão do processo de inovação aplicadas ao agro. Tecnologias do Agro 5.0 em diferentes cadeias produtivas.


3 créditos | 45 horas | Código: 5000065 | Ementa atualizada em: 18/11/2021

Ementa aberta para a discussão de temática específica do doutorando definida pelo orientador.


3 créditos | 45 horas | Código: 3080260 | Ementa atualizada em: 30/11/2020

Ciência dos materiais com ênfase em materiais de construção. Materiais cerâmicos para edificações, aplicações e desenvolvimentos. Materiais cimentíceos, propriedades e fronteiras do desenvolvimento. Concretos e Argamassas. Novos Aglomerantes para Concretos e Argamassas. Nanotecnologia aplicada a construção civil, desafios e potencialidades. Materiais polifuncionais, perspectivas e aplicações.


3 créditos | 45 horas | Código: 3010316 | Ementa atualizada em: 15/05/2019

Ensaios em edificações com vistas ao desempenho. Conceito de desempenho. Desempenho em edificações. Inspeção e Manutenção em Edificações.


3 créditos | 45 horas | Código: 3010318 | Ementa atualizada em: 15/05/2019

Ementa aberta para a discussão de temática específica do doutorando definida pelo orientador.


3 créditos | 45 horas | Código: 3010317 | Ementa atualizada em: 15/05/2019

Qualidade na Construção Civil. Processos, tecnologias e elementos construtivos. Sistemas construtivos inovadores. Modelagem BIM. Uso de TIC na construção.


3 créditos | 45 horas | Código: 3010315 | Ementa atualizada em: 15/05/2019

Análises de comportamentos mecânicos e químicos, Propriedades mecânicas de materiais: Ensaios de Compressão simples, tração direta, tração na flexão, tração por compressão diametral, ensaios de resistência a flexão, Medidas de Dureza, tenacidade e resistência a abrasão. Ensaios de TDMA (termodinâmico-mecanica) e DMA (dinâmico-mecânica). Espectroscopia de Absorção atômica, Espectroscopia de Fotoelétrons Excitados por Raios X (XPS), Espectroscopia de Fluorescência de Raios-X (FRX), Análise Termogravimétrica - (TGA), Análise Térmica Diferencial e Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC), Microscopia Eletrônica de Varredura - (MEV), Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET). O objetivo da disciplina é fornecer ao pesquisador subsídios sobre caracterização de materiais, bem como, noções sobre a realização e interpretação de ensaios mecânicos e de caraterização química e microestrutura de materiais.


3 créditos | 45 horas | Código: 3050127 | Ementa atualizada em: 02/06/2017

SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE - ISO 9000. SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL ISO 14000. SISTEMAS DE GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE ISO 45001. SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS (QUALIDADE, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE). FILOSOFIA LEAN PRODUCTION. APLICAÇÃO DE LEAN CONSTRUCTION.


3 créditos | 45 horas | Código: 3080138 | Ementa atualizada em: 29/10/2013

Estrutura cristalina. Direções e planos cristalográficos. Estruturas não cristalinas. Soluções sólidas. Imperfeições nos sólidos. Movimentos atômicos. Diagramas de Equilíbrio de Fases Metálicas. Corrosão. Comportamento Mecânico: ensaios mecânicos e propriedades dos materiais. Propriedades químicas, físicas e magnéticas dos materiais.


3 créditos | 45 horas | Código: 1060147 | Ementa atualizada em: 15/05/2019


3 créditos | 45 horas | Código: 3080241 | Ementa atualizada em: 15/05/2019

Indústria e meio-ambiente. Fundamentos de reciclagem e reuso de materiais. Processos físicos de reciclagem. Processos Químicos de reciclagem. Projetos e dimensionamento de processos de reciclagem. Valoração de materiais reciclados. Estudo e avaliação de cases.


3 créditos | 45 horas | Código: 3070066 | Ementa atualizada em: 15/05/2019

Fenômenos de superfícies e sua importância. Estrutura química e física de superfícies. Reatividade de superfícies. Técnicas de modificações de superfícies. Tópicos de adsorção, dessorção, catálise e interfaces. Técnicas de análises de superfícies.


3 créditos | 45 horas | Código: 1060146 | Ementa atualizada em: 15/05/2019

Introdução. Legislação. Características e Classificação dos Efluentes Industriais. Amostragem e conservação de amostras. Tratamento primário. Tratamento secundário. Tratamentos terciários. Processos avançados de tratamento de efluentes. Inovações e pesquisas para tratamento e reuso de águas residuárias.


3 créditos | 45 horas | Código: 1000048 | Ementa atualizada em: 18/11/2021

Introdução ao método e a pesquisa científica. Apresentação do PPGTI e Plataforma Sucupira. Apresentação das normas metodológicas para elaboração de projetos de pesquisa, dissertações e relatórios técnicos. Estudo da definição do objetivo/problema, da contextualização teórica e elaboração de uma proposta de trabalho (projeto de pesquisa) e elaboração de artigos científicos. Organização das Referências. Elaboração das Citações. Etapas de desenvolvimento de projetos obedecendo às orientações e normas técnicas vigentes. Técnicas de coleta, sistematização, análise e apresentação de informações.

3 créditos |45 horas | Código: 70830638 | Ementa atualizada em: 15/05/2019

O processo de inovação tecnológica - conceito, fases e gerenciamento. Os diversos aspectos da Propriedade Industrial. Patentes e propriedade intelectual nas diversas áreas do conhecimento. Regulação da transferência de tecnologia. Formas de acesso à informação tecnológica. Inteligência Competitiva.

3 créditos |45 horas | Código: 3080293 | Ementa atualizada em: 15/05/2019

3 créditos |45 horas | Código: 70830847 | Ementa atualizada em: 18/11/2021

Sensibilização à gestão da inovação. A pesquisa e o desenvolvimento nas organizações. A geração de novas tecnologias. A inovação como fator estratégico nas organizações. Indicadores de inovação. Inovação e tecnologia em programas de gestão do conhecimento e nos processos gerenciais. As inovações tecnológicas no processo decisório das organizações. O processo de inovação tecnológica - conceito, fases e gerenciamento. Os diversos aspectos da Propriedade Industrial. Patentes e propriedade intelectual nas diversas áreas do conhecimento. Regulação da transferência de tecnologia.

3 créditos |45 horas | Código: 3080236 | Ementa atualizada em: 15/05/2019

Conceitos estatísticos a respeito de técnicas estatísticas de tratamento de dados. Métodos de Inferência: intervalos de confiança e testes de hipótese.Teoria da Amostragem.Técnicas de Amostragem. Princípios e definições do planejamento fatorial completo. Planejamentos fatoriais fracionários. Modelagem e avaliação estatística. Otimização pelos métodos da superfície de resposta (MSR). Estudos de caso.

3 créditos |45 horas | Código: 10200076 | Ementa atualizada em: 18/11/2021

Introdução à experimentação. Planejamento e manejo de experimentos. Princípios básicos da experimentação. Delineamentos experimentais básicos. Delineamentos de tratamentos. Fundamentos e aplicações de testes de significância. Fundamentos e aplicações de regressão e correlação.

3 créditos |45 horas | Código: 10200077 | Ementa atualizada em: 18/11/2021

3 créditos |45 horas | Código: 3080237 | Ementa atualizada em: 15/05/2019

Conceitos e procedimentos que permitam o emprego da Tecnologia limpa como ferramenta para a minimização de resíduos, geração de novos produtos e valorização de resíduos agroindustriais. A importância dos novos materiais para a sustentabilidade. Meio ambiente: limpeza, reaproveitamento e melhor uso de produtos naturais.

3 créditos |45 horas | Código: 3070060 | Ementa atualizada em: 29/09/2016

Mecanismos automatizados de controle de localização, distribuição e medição de vazão. Amostragem de solo e de produção. Clorofilometria. Penetrometria. Zonas de manejo. Confecção de mapas de fertilidade e de produção. Uso de software.

3 créditos |45 horas | Código: 2030073 | Ementa atualizada em: 15/05/2019

Ecofisiologia da Produção Vegetal. Amostragem de solo e de tecido vegetal. Aspectos gerais da nutrição vegetal. Diagnóstico da fertilidade do solo e do estado nutricional de plantas.

3 créditos |45 horas | Código: 2030072 | Ementa atualizada em: 15/05/2019

Ferramentas de gestão do processo de inovação aplicadas ao agro. Tecnologias do Agro 5.0 em diferentes cadeias produtivas.

3 créditos |45 horas | Código: 5000065 | Ementa atualizada em: 18/11/2021

Ementa aberta para a discussão de temática específica do doutorando definida pelo orientador.

3 créditos |45 horas | Código: 3080260 | Ementa atualizada em: 30/11/2020

Ciência dos materiais com ênfase em materiais de construção. Materiais cerâmicos para edificações, aplicações e desenvolvimentos. Materiais cimentíceos, propriedades e fronteiras do desenvolvimento. Concretos e Argamassas. Novos Aglomerantes para Concretos e Argamassas. Nanotecnologia aplicada a construção civil, desafios e potencialidades. Materiais polifuncionais, perspectivas e aplicações.

3 créditos |45 horas | Código: 3010316 | Ementa atualizada em: 15/05/2019

Ensaios em edificações com vistas ao desempenho. Conceito de desempenho. Desempenho em edificações. Inspeção e Manutenção em Edificações.

3 créditos |45 horas | Código: 3010318 | Ementa atualizada em: 15/05/2019

Ementa aberta para a discussão de temática específica do doutorando definida pelo orientador.

3 créditos |45 horas | Código: 3010317 | Ementa atualizada em: 15/05/2019

Qualidade na Construção Civil. Processos, tecnologias e elementos construtivos. Sistemas construtivos inovadores. Modelagem BIM. Uso de TIC na construção.

3 créditos |45 horas | Código: 3010315 | Ementa atualizada em: 15/05/2019

Análises de comportamentos mecânicos e químicos, Propriedades mecânicas de materiais: Ensaios de Compressão simples, tração direta, tração na flexão, tração por compressão diametral, ensaios de resistência a flexão, Medidas de Dureza, tenacidade e resistência a abrasão. Ensaios de TDMA (termodinâmico-mecanica) e DMA (dinâmico-mecânica). Espectroscopia de Absorção atômica, Espectroscopia de Fotoelétrons Excitados por Raios X (XPS), Espectroscopia de Fluorescência de Raios-X (FRX), Análise Termogravimétrica - (TGA), Análise Térmica Diferencial e Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC), Microscopia Eletrônica de Varredura - (MEV), Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET). O objetivo da disciplina é fornecer ao pesquisador subsídios sobre caracterização de materiais, bem como, noções sobre a realização e interpretação de ensaios mecânicos e de caraterização química e microestrutura de materiais.

3 créditos |45 horas | Código: 3050127 | Ementa atualizada em: 02/06/2017

SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE - ISO 9000. SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL ISO 14000. SISTEMAS DE GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE ISO 45001. SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS (QUALIDADE, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE). FILOSOFIA LEAN PRODUCTION. APLICAÇÃO DE LEAN CONSTRUCTION.

3 créditos |45 horas | Código: 3080138 | Ementa atualizada em: 29/10/2013

Introdução à química dos polímeros sintéticos e naturais. Sistemas de classificação e nomenclatura de polímeros. Técnicas e reações de polimerização e copolimerização. Correlação entre estruturas poliméricas e propriedades. Processamento de polímeros termoplásticos e termorígidos.

3 créditos |45 horas | Código: 1060145 | Ementa atualizada em: 15/05/2019

Estrutura cristalina. Direções e planos cristalográficos. Estruturas não cristalinas. Soluções sólidas. Imperfeições nos sólidos. Movimentos atômicos. Diagramas de Equilíbrio de Fases Metálicas. Corrosão. Comportamento Mecânico: ensaios mecânicos e propriedades dos materiais. Propriedades químicas, físicas e magnéticas dos materiais.

3 créditos |45 horas | Código: 1060147 | Ementa atualizada em: 15/05/2019

3 créditos |45 horas | Código: 3080241 | Ementa atualizada em: 15/05/2019

Indústria e meio-ambiente. Fundamentos de reciclagem e reuso de materiais. Processos físicos de reciclagem. Processos Químicos de reciclagem. Projetos e dimensionamento de processos de reciclagem. Valoração de materiais reciclados. Estudo e avaliação de cases.

3 créditos |45 horas | Código: 3070066 | Ementa atualizada em: 15/05/2019

Fenômenos de superfícies e sua importância. Estrutura química e física de superfícies. Reatividade de superfícies. Técnicas de modificações de superfícies. Tópicos de adsorção, dessorção, catálise e interfaces. Técnicas de análises de superfícies.

3 créditos |45 horas | Código: 1060146 | Ementa atualizada em: 15/05/2019

Introdução. Legislação. Características e Classificação dos Efluentes Industriais. Amostragem e conservação de amostras. Tratamento primário. Tratamento secundário. Tratamentos terciários. Processos avançados de tratamento de efluentes. Inovações e pesquisas para tratamento e reuso de águas residuárias.

3 créditos |45 horas | Código: 1000048 | Ementa atualizada em: 18/11/2021

Ciclo de vida CRISP-DM. Análise estatística: aplicação de medidas de tendência central e dispersão; geração de gráficos de distribuição de valores. Identificação de problemas: relatório de qualidade dos dados; plano de qualidade dos dados. Manipulação de dados: dados faltantes; pontos fora da curva; normalização de dados; dados incorretos. Seleção de variáveis: métricas; seleção por eliminação; seleção por modelos. Modelagem básica: árvores de decisão; regressões linear e logística; métodos de similaridade.

3 créditos |45 horas | Código: 10200078 | Ementa atualizada em: 01/07/2022

Elaboração da tese/orientações individuais.

12 créditos |180 horas | Código: 70830639 | Ementa atualizada em: 15/05/2019

Introdução sobre algoritmos e lógica de programação. Estruturas condicionais e laços de repetição. Conhecendo o ambiente de desenvolvimento. Funcionalidades básicas do ambiente de desenvolvimento (fundamentos, banco de dados e fluxo de ações). Criação de CRUD (Create, Read, Update e Delete).

3 créditos |45 horas | Código: 70830954 | Ementa atualizada em: 03/07/2023

Alunos de Mestrado

Camila Samuel do Nascimento Bogliolo
César Roveda
Cleide Fatima Volpini
Danielle Zacchi Giaretta
Diego Gnoatto
Elisângela Martelli
Emanuele Vortmann
Fábio Plazito
Joel Brescovite
Julio Cezar Fortes
Makelli Bavaresco Zampieri
Matheus Brizola Oberderfer
Mauricio Guerra
Willian Diego Franceschina Glanert

Eduarda Otto
Fernando de Moraes Gomez
Gabriel Zimmer
Getulio Cesar Silveira
Giovano Alex Smaniotto Bernardi
Guilherme Celuppi
Gustavo Henrique Medeiros
Marina Carla Grando
Paula Renata Hermes
Sabrina Rafaela de Lima

Ederlam Edilson Stenzler
Fernanda Carolina de Ré
Flávia Maria Comachio
Gabriela Madella Kranz
Igor Gustavo Schneider
Josiane Schwartz Padilha
Juan Diego Ramirez Camelo
Maria Luiza Danielli Zanandréa

Fernanda Marafon
Gilmar Antunes Carvalho
Jiulia Mittmann Rossari
Paulo Henrique Moura Moreira
Rafael Cassol Basso

Antonio Junior Dal Piva
Cesar Augusto Seidler
Douglas Jackson Pereira
Lidiane Jaqueline Pasteveski Canofre
Natália Bracht Malagutti
Natieli Bauermann

Alícia Maziero Baretta
Geraldo Antonio Tremea
Mauricio Damo Cunha
Monike de Medeiros Costella
Rodrigo Gaio

Alessandro Paggiarin Zanella
Felipe Andrin Crestani
Karine de Fatima Balzan
Rafael Biazi

Claiton Mesacasa
Julia Botton
Oscar Wilson Pietsch Júnior

Alunos de Doutorado

Bruno Ferreira
Cristiano Tessaro
Fábio Corrêa Gasparetto
Juan Diego Ramirez Camelo
Reinaldo dos Santos Rosa de Almeida
Willyam Carlos Pederssetti
Fernanda Schwanke Bianchet
Giovani Favero
Gláucio Wandré Vicentin
Rubens Postali
Valdemar José Zucchi Júnior

Daniela Di Domenico Provin

Débora Merisio
Fernando Tosini
Giani Burtet
Henrique Azevedo Carvalho
Mayne Francieli Goncalves
Radames Pereira
Raul Távora

Daiane Deon Borsoi
Daniel Luiz Galhart
Duilio Pedro Schaefer Júnior
Gabriela Schneider de Sousa Bottega
Gilseli Aparecida Molozzi
Júnior José Mix Gonçalves
Sandro Silva de Oliveira

Alexandra Monêgo Bugiereck
Caroline Dallacorte
Luiz Henrique Maisonnett
Marcos Antonio Moretto
Rafael Gheller
Renan Gustavo Riffel Franz
Soleni dos Santos Kuhn Sette

Alunos de Mestrado

Caroline Olias
caroline.olias@unochapeco.edu.br

Isaac Brugnera Stefanello
isaac.stefanello@gmail.com

Leocemar de Andrade Belle
belle.leocemar@unochapeco.edu.br

José Luiz Lanzarini
jllanzarini@unochapeco.edu.br

Maicon de Bortoli
maicondbortoli@hotmail.com

Paulo Vicari
paulo.vicari@yahoo.com

Rubens Postali
r.postali84@gmail.com

Carlos Eduardo Tosin
carlos.tosin@udesc.br

Caroline Tombini
caroline.tombini@unochapeco.edu.br

Evandro Franz
evandro_franz@hotmail.com

Fabiana Cunico
fabianacunico@unochapeco.edu.br

Fernanda Schnorr Grando
fernandasg@unochapeco.edu.br

Flávia Marina Piaseski
flaviamarinap@unochapeco.edu.br

Janayne Sander Godoy
jgodoy@unochapeco.edu.br

Júnior José Mix Gonçalves
jrjunior2@unochapeco.edu.br

Analice Pinzon Balena
analice.balena@unochapeco.edu.br

Douglas Felipe Hoss
dfhoss@gmail.com

Elisa Cristina Trebien
elisatrebien@gmail.com

Fernando Severino Demozzi
fernandodemozzi7@unochapeco.edu.br

Izabela Pereira
izabela@unochapeco.edu.br

Jucimar Magnanti
jucimar.magnanti@unochapeco.edu.br

Juliana Kiles Oliveira
jukiles@unochapeco.edu.br

Liliane Nagi Brambilla
lili_nagi@unochapeco.edu.br

Nédio Luiz Verdi
nedio.verdi@unoesc.edu.br

Rudinéia Maria Lazaroto
agroneia@unochapeco.edu.br

Stefan Antônio Bueno
buenostefan@gmail.com

Alexandre Grando
climavip@hotmail.com

Alexandre Henrique Strassburger
alexandre-str@auroraalimentos.com.br

Cezar Junior de Souza
cezar08@unochapeco.edu.br

Débora Merisio
deboramerisio@unochapeco.edu.br

Fernanda Schwanke Bianchet
fernandaschwanke@hotmail.com

Gabriela Schneider de Sousa Bottega
gabi.sousa@unochapeco.edu.br

Lindomar Lucas Stankievicz
lindomar.s@unochapeco.edu.br

Marina Junges
marinajunges@unochapeco.edu.br

Nathália Santos Roscoff
nathi_snt_rsc@unochapeco.edu.br

Pâmela Fagundes
pamela.fagundes@unochapeco.edu.br

Rafael Gheller
gheller@unochapeco.edu.br

Rafaela Galli
rafaelagalli@unochapeco.edu.br

Renan Gustavo Riffel Franz
renan_franz@hotmail.com

Thaís Karoline Carniel
thaiskc@unochapeco.edu.br

Valmir Augustinho Hartmann Caye
valmircaye@unochapeco.edu.br

Ricardo Scaratti Fantinelli
fantinelli@unochapeco.edu.br

Alex Sandro de Martini
kmcbrasil@gmail.com

Caroline Dallacorte
carold@unochapeco.edu.br

Diogo Bevilaqua
diogobevi@unochapeco.edu.br

Emerson Maximino Turmena
emersonturmena@unochapeco.edu.br

Ivan Carlos Bertoldo
ivancarlos.bertoldo@gmail.com

Joceli Roque Ferrazza
ferrazza@zipmail.com.br

Luanna Gonçalves de Azevedo
luanna@unochapeco.edu.br

Nilmar Borges do Amaral
nilmar@unochapeco.edu.br

Scheyla Maria Cardinal
scheyl@hotmail.com

Adriana Cioato Ferrazza
adriferrazza@unochapeco.edu.br

Adriana Freitag Migott
adriana.migott@unochapeco.edu.br

Fábio Corrêa Gasparetto
fabio.gasparetto@unochapeco.edu.br

Giovani Echer
gecher@unochapeco.edu.br

José Carlos Toniazzo
zetoniazzo@unochapeco.edu.br

Liziane Cassia Carlesso
liziane-cc@unochapeco.edu.br

Marcos Antonio Moretto
marcosmoretto@unochapeco.edu.br

Maria Regina Thomaz
mare@unochapeco.edu.br

Milton Sergio Soares
miltons@unochapeco.edu.br

Rafael de Medeiros
rafaelmedeiros@unochapeco.edu.br

Regina Bellan Verona
reginaverona@outlook.com

Rosana da Silva Cibulski
rosanna@unochapeco.edu.br

Simone Lorenzi Rossi
simone.rossi@unochapeco.edu.br

Vilmar Roque Pereira
adm.vilmarpereira@hotmail.com

Alexandra Monêgo Bugiereck
alexandrambugiereck@unochapeco.edu.br

Clebérton Franceski
clebertonfranceski@unochapeco.edu.br

Cristiane Segatto
segattobio@unochapeco.edu.br

Endriana Kischner Cavalheiro
endri@unochapeco.edu.br

Heléia Bortolosso
heleia@unochapeco.edu.br

Jorzimar Benhur Bresciani
jbenhurb@hotmail.com

Lissandro Machado Hoffmeister
lissandro@unochapeco.edu.br

Mário Gilsone Ritter
marioritter@unochapeco.edu.br

Monica Tissiani de Toni Pereira
monica@unochapeco.edu.br

Radames Pereira
radames@unochapeco.edu.br

SOLICITAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO

 

Preencher na íntegra o formulário de agendamento da qualificação dissertação/tese (em conformidade com as informações solicitadas) e encaminhar a Divisão de Pós-Graduação stricto sensu com no mínimo 20 dias de antecedência da data agendada, devidamente assinado.

 

Formulário agendamento da qualificação da dissertação/tese

 

Modelo qualificação_mestrado

 

Modelo qualificação_doutorado

 

 

SOLICITAÇÃO DA DEFESA

 

Preencher na íntegra o formulário de agendamento da defesa da dissertação/tese (em conformidade com as informações solicitadas) e encaminhar a Divisão de Pós-Graduação stricto sensu com no mínimo 30 dias de antecedência da data agendada, devidamente assinado.

 

Formulário agendamento da defesa da dissertação/tese

 

Modelo dissertação

 

Modelo relatório técnico_mestrado

 

 

Modelo tese

 

Modelo relatório técnico_doutorado

 

 

ENTREGA DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO/TESE

 

Dentro do prazo regimental (60 dias após a defesa da dissertação e 90 dias após a defesa da tese) o estudante deverá encaminhar à Divisão de Pós-Graduação stricto sensu,  os documentos abaixos abaixo relacionados para os trâmites de homologação da dissertação/tese junto ao Colegiado e posterior emissão do diploma:

 

a) Dissertação/tese:  deverá ser entregue 01 (uma) cópia em pdf da dissertação/tese em seu formato final,de acordo com a normatização do Programa, incluindo no corpo do trabalho, a capa da dissertação/tese, a ficha catalográfica e a folha de aprovação da dissertação/tese (preenchida e assinada somente pelo orientador e coordenador do Programa).

 

Capa da dissertação/tese

 

Folha de aprovação da dissertação/tese*

 

*O estudante deverá preencher a folha de aprovação de acordo com as informações solicitadas, coletar somente as assinaturas do(a) orientador(a) e coordenação, e posteriormente, inseri-la no corpo da dissertação/tese (versão final).

 

Observação: Na folha de aprovação da dissertação/tese, a Instituição do membro que participou da banca é a Instituição de onde desenvolve/desempenha as suas atividades profissionais.

 

b) Ficha catalográfica: o encaminhamento da confecção da ficha catalográfica é de responsabilidade do(a) estudante.Para isso, o estudante deverá procurar profissional habilitado (profissional com CRB/Conselho Regional de Biblioteconomia ou Biblioteca de outras Instituições de Ensino).

 

A ficha catalográfica não deve ser entregue separadamente; deve ser inclusa no corpo da dissertação/tese final.

 

c) Submissão de artigo

 

Mestrado: deverá ser entregue comprovante de submissão de um artigo correspondente aos estratos superiores do Qualis Capes, podendo ser substituído por submissão de uma patente e/ou registro de software e/ou registro de produto e/ou comprovante de transferência de tecnologia, em conformidade com o Regulamento do Programa. Caso o estudante seja bolsista, verifique também o regramento da sua modalidade de bolsa de estudo quanto à submissão do(s) artigo(s).

 

Doutorado: deverá ser entregue comprovante de submissão de dois artigos correspondente aos estratos superiores do Qualis Capes, podendo cada artigo ser substituído por submissão de uma patente e/ou registro de software e/ou registro de produto e/ou comprovante de transferência de tecnologia, em conformidade com o Regulamento do Programa. Caso o estudante seja bolsista, verifique também o regramento da sua modalidade de bolsa de estudo quanto à submissão do(s) artigo(s).

 

d) Declaração de conferência da dissertação/tese: deverá ser entregue uma cópia da declaração de conferência, devidamente preenchida na íntegra e assinada pelo(a) orientador(a).

 

e) Licença do autor: deverá ser entregue uma cópia da licença do autor, devidamente preenchida na íntegra e assinada pelo estudante.

 

Normas metodológicas da dissertação

 

Normas metodológicas do relatório técnico

 

Após os trâmites de homologação da dissertação/tese em Colegiado, a Divisão de Pós-Graduação stricto sensu encaminhará os documentos à Secretaria Acadêmica para os trâmites finais da emissão do diploma. O estudante será informado da retirada do diploma junto à Central de Relacionamento. Não serão encaminhados diplomas via correio.

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão da Inovação oferece vagas em disciplinas eletivas para os alunos especiais. A seleção  para esses alunos é realizado semestralmente, considerando as normas do Programa, por meio de edital específico.

 

No caso de posteriormente ingressar no Mestrado como aluno regular, poderão ser aproveitados créditos cursados como aluno especial, conforme previsto no regulamento do programa. O fato de cursar disciplinas como aluno especial não garante o ingresso como aluno regular devendo submeter-se ao processo seletivo, realizado anualmente.

 

Para inscrever-se como aluno especial, o candidato deverá contemplar as informações do Edital e entregar os seguintes documentos:

 

I - formulário de inscrição devidamente preenchido;

II - cópia do documento de Identidade e do CPF (no caso de o candidato ser estrangeiro, deverão ser apresentados os documentos exigidos pela legislação específica);

III - cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;

IV - cópia da Quitação com o Serviço Militar;

V - cópia do Título Eleitoral;

VI - comprovante da última votação ou declaração de quitação eleitoral expedida no site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral);

VII - comprovante de vacinação contra rubéola para mulheres até 40 anos;

VIII - comprovante de residência atualizado;

IX - diploma do Curso de Graduação;

X - histórico Escolar do Curso de Graduação;

XI - curriculum vitae devidamente documentado (não é necessário autenticar as cópias).

 

Confira o edital em Documentos úteis.

 

 

 

 

 

 

PROFESSORES PERMANENTES

 

Dr. Ariel Gustavo Zuquello   Dr. em Ciência e Engenharia dos Materiais. Universidade Federal de São Carlos (UFScar) ariel.zuquello@unochapeco.edu.br

 

Dr. Claudio Alcides Jacoski   Dr. em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
claudio@unochapeco.edu.br

 

Dr. Cristiano Reschke Lajús   Dr. em Agronomia. Universidade de Passo Fundo (UPF)
clajus@unochapeco.edu.br

 

Dr. Eduardo Roberto Batiston   Dr. em Engenharia Civil. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
erbatiston@unochapeco.edu.br

 

Dra. Francieli Dalcanton   Dra. em Engenharia de Alimentos. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
fdalcanton@unochapeco.edu.br

 

Dr. Gean Lopes da Luz   Dr. em Agronomia. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
geanluz@unochapeco.edu.br

 

Dr. Gustavo Lopes Colpani Dr. em Engenharia Química. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) g_colpani@unochapeco.edu.br

 

Dra. Josiane Maria Muneron de Mello   Dra. em Engenharia Química. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
josimello@unochapeco.edu.br

 

Dr. Luciano Luiz Silva   Dr. em Química. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
lucianols@unochapeco.edu.br

 

Dr. Marcelo Fabiano Costella   Dr. em Engenharia de Produção. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
costella@unochapeco.edu.br

 

Dra. Micheli Zanetti   Dra. em Engenharia Química. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
eng.miche@unochapeco.edu.br

 

Dr. Rodrigo Barichello  Dr. em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
rodrigo.b@unochapeco.edu.br

 

 

PROFESSOR COLABORADOR

 

Dr. Fábio José Busnello Dr. em Produção Vegetal. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

 

 

 

 

Whatsapp Image