Geral

Tiago Luiz Franz, aluno do oitavo período do curso de Jornalismo da Unochapecó, venceu um dos prêmios do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), realizado em Natal-RN, de 2 a 6 de setembro. Tiago foi premiado na XV Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), com o primeiro lugar na categoria audiovisual/cinema, pelo curta-metragem em animação "Vida Blue".

Produzido com a técnica de stop motion - cenas fotografadas quadro a quadro para compor o movimento em vídeo -, "Vida Blue" tem por intenção retratar a solidão e o ritmo mecânico da vida urbana com personagens construídos em massa de modelar e cenários desenhados a mão. Tiago teve ajuda do irmão Ismael Franz, acadêmico do curso de Arquitetura, na produção. A idéia do vídeo "Vida Blue" nasceu da vontade de experimentar, na prática, o conteúdo de linguagem audiovisual presente na disciplina de Telejornalismo III.

Segundo Tiago, o principal elogio dado pela banca avaliadora foi a simplicidade e a originalidade do vídeo. Foi destaca a mensagem transmitida, do isolamento do indivíduo durante o dia de trabalho, em que ele não reconhece as outras pessoas, fica tão compenetrado nas necessidades do cotidiano e acaba esquecendo a importância de se comunicar, o que é um "tapa na cara" de quem assiste.

O vídeo disputou na categoria audiovisual/cinema com outras duas produções, uma da Universidade Federal do Pará (UFPA) e outra da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e conquistou o primeiro lugar. O curta, de dois minutos e 45 segundos, pode ser visto no YouTube, através do endereço: http://www.youtube.com/watch?v=pQaa0lZ5fmM.

A Expocom reuniu trabalhos de estudantes de Comunicação Social de todo o país, previamente selecionados em etapas regionais ao longo do ano, em diversas categorias. Tiago havia participado e vencido na sua categoria em maio, durante o Expocom Sul, em Guarapuava-PR, concorrendo com estudantes dos três Estados da região Sul. Ele teve o apoio da Unochapecó, do Centro de Ciências de Comunicação e Artes (CCCA) e do Centro Acadêmico de Jornalismo.

Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS - Texto: Danubia Piva