CAC Uno São Lourenço: Espaço promove acesso à justiça e formação profissional

Profissão

Os serviços são gratuitos e atendem demandas jurídicas que vão desde questões familiares até direito do consumidor e ações cíveis

São Lourenço do Oeste/SC, 24 de julho de 2024 - A partir do dia 29 de julho, data de retorno das aulas regulares do segundo semestre, o Centro de Atendimento à Comunidade (CAC) da Uno São Lourenço do Oeste volta a atender a comunidade. O espaço é visto como importante pilar de apoio jurídico para a população local e como valioso campo de prática para os acadêmicos do curso de Direito. Funcionando durante o período acadêmico, o CAC oferece uma gama de serviços gratuitos na esfera jurídica, atendendo demandas que vão desde questões familiares até direito do consumidor e ações cíveis.

Segundo o coordenador administrativo do CAC, Marcos Antonio Nunes, o centro é um programa de extensão que visa proporcionar aos alunos do curso de Direito uma experiência prática essencial para sua formação profissional. Ele explica que o CAC funciona no campus da Uno São Lourenço do Oeste, atendendo a comunidade durante o horário comercial. Os agendamentos podem ser feitos presencialmente ou pelo telefone 3321-8000.

Pela Uno São Lourenço do Oeste, o CAC atende os municípios que integram a Comarca: Novo Horizonte, Jupiá e São Lourenço do Oeste. As demandas mais comuns são relacionadas à área de família, como guarda, pensão, divórcio e dissolução de união estável. “Também atuamos em questões de direito do consumidor e ações cíveis, como inventários e usucapião, além de demandas por medicamentos não fornecidos pelo SUS”, detalha o coordenador.

O público-alvo do CAC são pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, com renda familiar de até três salários mínimos. “Observamos critérios de renda e o valor dos bens envolvidos nas ações. Por exemplo, em inventários e divórcios, trabalhamos com bens até R$ 200 mil”, ressalta Nunes. Ele também destaca a importância da ação ser de competência da Comarca de São Lourenço do Oeste para que o CAC possa atuar.

Fabiano Derussi, professor e orientador de estágio do curso de Direito da Uno São Lourenço do Oeste, enfatiza a importância do estágio supervisionado na formação dos acadêmicos. “Embora seja obrigatório, o estágio é imprescindível para a formação profissional. É o primeiro contato do aluno com a realidade jurídica, proporcionando a familiarização com o processo eletrônico e as audiências virtuais, que hoje são uma realidade”, afirma Derussi.

O professor explica que o estágio curricular é fundamental, especialmente para aqueles que não conseguem estágios extracurriculares em órgãos como fórum e Ministério Público. “Mesmo trabalhando com processos de menor complexidade, o estágio permite que o aluno aplique na prática o que aprendeu em sala de aula, sob supervisão constante”, diz Derussi.

O orientador de estágio emenda dizendo que os serviços do CAC são fundamentais não apenas para a formação dos futuros advogados, mas também para a comunidade, que muitas vezes não tem acesso à justiça sem este apoio. “Todo atendimento é supervisionado por professores, garantindo que o acadêmico não atue sozinho e que o cliente receba o melhor suporte possível”, finaliza Derussi.

Com a atuação do CAC, a Uno São Lourenço do Oeste reforça seu compromisso social, ao mesmo tempo em que prepara seus alunos para os desafios do mercado de trabalho, promovendo uma formação completa e engajada com a realidade jurídica contemporânea.

Texto e fotos: Marcelo Coan / AI Uno São Lourenço do Oeste

Assessoria de Imprensa Uno São Lourenço do Oeste

Uno são lourenço do oeste
Curso de direito