Software aprimora gestão de Prefeituras e ajuda no combate da doença
Dores atrás dos olhos, dores de cabeça, febre alta, náuseas e vômitos. Esses são alguns dos sintomas clássicos da dengue. A doença, que é transmitida através da picada do mosquito Aëdes aegypti, pode levar à morte. Em Chapecó o número de focos já chega a 449 em 2015, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. O acompanhamento e a conscientização sobre os focos de dengue são realizados diariamente por meio de visitas domiciliares das Agentes de Saúde que trazem dicas e orientações à comunidade.
Visando facilitar a gestão das Prefeituras no combate à doença, a empresa Perspectiva, incubada na Incubadora Tecnológica (Inctech) da Unochapecó, desenvolveu o “Vigilantus”, um software de controle e gestão de zoonoses disponível de maneira online. A proposta é instrumentalizar a Prefeitura, através de ferramentas geolocalizadas e abrir um canal de colaboração de mão dupla entre a comunidade e a administração pública. Ou seja, a partir dos dados coletados pelas agentes, o software disponibiliza um mapa completo da cidade destacando os bairros com maior incidência de focos, que pode ser acompanhado pela comunidade. Desde o início de 2014, a Prefeitura Municipal de Chapecó vem aplicando e apoiando a construção da solução.
Para o biólogo e coordenador da Vigilância Ambiental de Chapecó, Junir Lutinski, o processo de informatização do setor de Vigilância em Saúde Ambiental vem de encontro a proposta de sistematizar as informações e gerar condições para uma prestação melhor do serviço à população. “Este processo já gerou a eliminação de uma série de trabalhos burocráticos e otimizou o trabalho dos recursos humanos do setor. A confiabilidade e a fidedignidade dos dados aumentaram, possibilitando um melhor gerenciamento e assertividade nas tomadas de decisões. Com o próximo passo a ser implantado, pretendemos nos aproximar mais ainda da população e estabelecer canais diretos de comunicação".
Segundo um dos sócios da empresa, Juliano Baggio di Sopra, uma das propostas da solução é aumentar o engajamento da sociedade com o problema, através da colaboração. Após a Prefeitura fazer o reconhecimento geográfico (RG) e identificar as áreas de risco, a solução disponibiliza as informações através de um mapa online da cidade, dando transparência ao processo e possibilitando que a própria comunidade ajude nesse acompanhamento. “Um morador com acesso às informações, por exemplo, consegue visualizar se a sua residência encontra-se em uma área de risco. Acreditamos que com isso, naturalmente ele vai dar mais atenção ao problema passando à contribuir com o combate, seja alertando seus vizinhos ou mesmo através de uma denúncia para a Prefeitura, já que terá disponível um canal de comunicação direto”, explica Juliano.
De acordo com Cristian de Oliveira, também sócio da empresa, o objetivo a curto prazo é levar o "Vigilantus" para outros municípios que sofrem com o problema. “Nesse momento estamos visando locais que estão em situação de alerta para risco de epidemia”.
Conheça mais sobre a Perspectiva
Empreender, desenvolver ideias inovadoras e encontrar soluções para problemas e dificuldades do dia a dia foram alguns dos motivos que levaram os empresários Cristian de Oliveira, Juliano Baggio di Sopra e Alan Michel Willms Quinot a criarem a Perspectiva. O pontapé inicial aconteceu em 2013 quando os empreendedores submeteram o projeto Vigilantus ao PrêmioSinapse da Inovação e, em meio a outras 1226 ideias, o projeto foi um dos escolhidos. As ideias vencedoras receberam um incentivo no valor de 75 mil reais, que foram investidos na estruturação da empresa e desenvolvimento do projeto.
A partir da criação da empresa e com a credibilidade em mapeamento geográfico adquirido no desenvolvimento do Vigilantus, outras ideias e oportunidades surgiram. Atualmente a Perspectiva já trabalha em outro projeto inovador, que coleta dados geolocalizados gerados por usuários em redes sociais (Big Data), possibilitando que estabelecimentos comerciais se conectem com pessoas próximas da sua localização.
Cristian salienta que inovação, colaboração, excelência e espírito de equipe são alguns dos valores da empresa, e explica que a Perspectiva trabalha com o desenvolvimento de soluções em nuvem, aplicando tecnologias de ponta e primando sempre pela qualidade dos produtos e serviços desenvolvidos. “Na Perspectiva usamos da nossa criatividade, conhecimento e experiência em busca das melhores soluções tecnológicas”, declara. Atualmente a empresa encontra-se localizada na Inctech, que fica no terceiro piso do bloco R da Unochapecó, e pode ser contactada através do endereço de email tenha@perspectiva.in.
Desde fevereiro de 2015 incubados na Inctech, Juliano declara a importância da incubadora na organização da empresa. “Recebemos ajuda para concepção do plano de negócios do nosso empreendimento. Definimos custos e criamos um planejamento financeiro viável, tudo isso vem nos ajudando na estruturação da Perspectiva. A longo prazo, esperamos adquirir cada vez mais experiência através das relações dentro da incubadora. A troca de conhecimento sem dúvidas vai agregar muito aprendizado e ajudar no nosso crescimento”, considera.