Unochapecó atua em parceria com empresa
O curso de Ciências da Computação da Unochapecó, em parceria com uma empresa multinacional instalada em Chapecó, trabalha com mais uma ferramenta para o estudo e monitoramento de um inseto nocivo à produção agropecuária. Através do projeto é desenvolvido um programa para o controle de cascudinhos, que está sendo testado e disponibilizado para agroindústrias, como aplicação para coleta e tratamento de informações monitoradas por meio de aparelhos celular e/ou tablet, banco de dados e planilha eletrônica de cálculo.
Desenvolvido com a orientação do professor Radamés Pereira e do gerente Mauro Felin, da gerência Avicultura Sul da empresa Vetanco, o projeto do software está associado ao produto Vetancid Pó. O processo de desenvolvimento é realizado no Centro de Residência em Software (CRS), mantido pela Unochapecó. Entre os benefícios esperados com a implantação do programa, está a consulta de dados e estatísticas do controle de insetos nocivos existentes na produção avícola. Além disso, essa inovação tecnológica criada conjuntamente entre a empresa e a Unochapecó possibilitará aos técnicos acompanhar a produção, mensurando os resultados obtidos com o uso do programa e, em conseqüência, permitirá reduzir a população do cascudinho.
Para o professor Radamés Pereira, a implantação do software permitirá entender os processos e obter resultados favoráveis por parte da indústria e dos produtores rurais. “Os trabalhos desenvolvidos em conjunto com a Vetanco permitem ampliar a segurança avícola através de um programa de biosseguridade de referência”, assinala o professor.
A empresa
A Vetanco é um laboratório multinacional dedicado à produção de especialidades para a sanidade e o melhoramento da produção animal. Com filial em Chapecó, a empresa é reconhecida com o certificado ISO 9001:2008. Além da comercialização de produtos e da assistência técnica diferenciada, tem sua atuação auditada por clientes nacionais e internacionais e universidades de renome.