Conceito do Curso (MEC): 5
Agronomia na Unochapecó
Além de contar com uma estrutura completa para ensino, estágio, pesquisa e extensão, o curso possui uma perspectiva interdisciplinar, buscando associar informações e tecnologias de outras áreas do conhecimento para melhorar os processos produtivos no campo. Quem passa pelo curso, aprende a partir de vivências que aliam a base teórica com a prática profissional e com atividades de extensão.
Perfil do Profissional
O agrônomo participa de todas etapas das cadeias produtivas da agricultura. Pode atuar em organizações regionais e nacionais, produção animal ou vegetal, transformação, comercialização e serviços e atividades de planejamento rural. Cuida da ligação entre campo e cidade. No desenvolvimento rural, envolve-se na educação, inovação, pesquisa de mercado, tecnológica, produção de insumos e prestação de serviços. Na produção animal, cuida dos rebanhos do nascimento até a gestão de toda a cadeia produtiva, preocupando-se com o bem-estar animal e a lucratividade do negócio. Na produção vegetal se envolve em todas as etapas, da pesquisa de insumos ao beneficiamento final. Junto aos agricultores, são os principais agentes em ajudar a harmonizar produção com sustentabilidade.
Mercado de Trabalho
O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo e o setor agropecuário passa por uma fase de grande crescimento. No âmbito local, Chapecó é considerada a capital da agroindústria, movimentando toda cadeia produtiva da região do oeste catarinense. Nesse cenário, os engenheiros agrônomos têm ocupado um papel de destaque como promotores das transformações observadas, que precisam combinar a produção com a sustentabilidade.
Dados Legais
Autorização: DP 06/07/1992
Reconhecimento: Decreto nº 2.342 do Conselho Estadual de Educação, publicado do Diário Oficial de Santa Catarina nº 19.873 de 2014.
Renovação de Reconhecimento: Portaria Seres/MEC 279, de 06 janeiro de 2022, publicada no DOU em 11/01/2022 | Edição: 7 | Seção: 1 | Página: 93.