A Unochapecó, como instituição comunitária com mais de 52 anos dedicados à educação, busca aprofundar a relação universidade e sociedade, perspectiva que vem orientando as diversas ações de ensino, pesquisa e extensão. No âmbito desta concepção de universidade, o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação recomendado pela Coordenação de Avaliação de Pessoal de Nível Superior (Capes), assume o desafio de investigar a formação de docentes-pesquisadores, articulada aos vários contextos sociais, de onde emergem os fenômenos educativos, e suas práticas político-pedagógicas.
Público-Alvo
Profissionais com graduação em diferentes áreas do conhecimento, envolvidos com questões educacionais e suas problemáticas.
O Programa
O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), propõe a formação de educadores ancorada nas dimensões teórico-conceitual e teórico-metodológica que permitam uma análise consistente dos referenciais epistemológicos e das principais categorias e conceitos com os quais lidam para tratar do fenômeno educacional.
O PPGE tem por objetivo geral formar educadores e pesquisadores eticamente comprometidos com a construção de uma sociedade com base na equidade, na inclusão, na democracia e na valorização de diferentes culturas, tendo o conhecimento e a ciência como instrumentos principais de intervenção social, desdobrando-se nos seguintes objetivos específicos:
1. Formar pesquisadores em Educação capazes de responder aos desafios da realidade sociocultural da região e do País, das situações cotidianas da escola e seu entorno;
2. Contribuir para reflexões de caráter político, ético e epistemológico da Educação e suas repercussões na produção de conhecimentos e práticas docentes;
3. Preparar o mestrando para o exercício da docência, de forma crítica e articulada com o ensino, a pesquisa e a extensão;
4. Possibilitar a produção e a socialização de pesquisas no campo da Educação por meio de publicações e outras formas de divulgação do conhecimento.
Duração do curso de Mestrado
- 24 meses
Devendo o aluno cumprir:
- 22 (vinte e dois) créditos em disciplinas (14 créditos em disciplinas obrigatórias e 8 créditos em disciplinas optativas ou tópicos especiais);
- 06 (seis) créditos de elaboração da dissertação;
- Mínimo de 01 (um) crédito em Atividades Curriculares Complementares (eventos científicos da área, apresentação de trabalhos e publicações), (ACCs) conforme Regulamento próprio aprovado pelo Colegiado do Programa
Duração do curso de Doutorado
- 48 meses
Devendo o aluno cumprir:
- 34 (trinta e quatro) créditos em disciplinas e/ou atividades especiais (14 créditos em disciplinas obrigatórias e 20 créditos em disciplinas optativas ou tópicos especiais);
- 12 (doze) créditos de elaboração da tese;
- Mínimo de 02 (dois) créditos em Atividades Curriculares Complementares (eventos científicos da área, apresentação de trabalhos e publicações e outras), (ACCs) conforme Regulamento próprio aprovado pelo Colegiado do Programa
Cronograma das aulas
Disciplinas Obrigatórias: As aulas serão ofertadas nas sextas-feiras, período integral, semanalmente.
Disciplinas Optativas: As aulas são ofertadas nas quintas-feiras, no período noturno e sábados no período matutino, cabendo ao estudante escolher as disciplinas de seu interesse.
Linha 1: Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas
Ementa: Formação inicial e continuada de professores que atuam em diferentes etapas e modalidades da educação básica à educação superior. Políticas curriculares e suas implicações nos contextos formativos. Processos pedagógicos e suas dimensões sociais, históricas, ambientais, curriculares, éticas, políticas e epistemológicas. Escola e universidade no contemporâneo.
Propósito: Investigar a formação inicial e continuada de professores que atuam em diferentes etapas e modalidades da educação básica à educação superior. Nessa direção, problematiza as políticas curriculares e suas implicações nos contextos formativos. Para tal, toma como referência, as práticas pedagógicas e suas dimensões sociais, históricas, ambientais, curriculares, éticas, políticas e epistemológicas. Além disso, o grupo procura analisar criticamente a escola e universidade no contemporâneo.
Sub-áreas
Educação básica
Educação superior
Educação ambiental
Processos pedagógicos
Políticas curriculares
Epistemes
Educação e inovação
Professores integrantes da Linha 1: Carla Rosane Paz Arruda Teo, Daniela Leal, Diego Orgel Dal Bosco Almeida, Ivo Dickmann, Marilandi Maria Mascarello Vieira, Odilon Luiz Poli
Linha 2 - Diversidade, interculturalidade e educação inclusiva
Ementa: Educação na interface com a diversidade, a interculturalidade e a inclusão, considerando os movimentos sociais e migratórios, a educação especial, a cultura indígena, a diversidade religiosa, as linguagens e as infâncias.
Propósito: Investigar problemáticas relacionadas à educação na interface com a diversidade, com a interculturalidade e a inclusão, considerando os movimentos sociais e migratórios, a decolonialidade, a educação especial, a cultura indígena, a diversidade religiosa, as linguagens e as infâncias.
Sub-áreas
Educação e movimentos migratórios
Educação e movimentos sociais
Decolonialidade e educação intercultural
Educação especial
Educação e cultura indígena
Educação e diversidade religiosa
Educação e infâncias
Professores integrantes da Linha 2: Cláudia Battestin, Leonel Piovezana, Márcia Luíza Pit Dal Magro, Martin Kuhn e Tania Mara Zancanaro Pieczkowski.
Processo Seletivo Discente 2024_Mestrado
Campus Chapecó
Confira o edital aqui.
Os anexos do Edital nº 023/Reitoria/2024 estão disponibilizados na página em "documentos úteis" (https://www.unochapeco.edu.br/educacao/downloads/1).
Processo Seletivo Discente 2023_Doutorado
Campus Chapecó
Confira o edital aqui.
Bolsas de estudos
As modalidades de bolsas de estudos destinadas aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unochapecó estão contempladas junto aos editais dos processos seletivos no item "Bolsas de Estudo".