Conceito do Curso (MEC): 4
Engenharia Elétrica na Unochapecó
O curso de Engenharia Elétrica promove uma formação plena e sólida associada aos conteúdos profissionalizantes específicos nas áreas de automação e controle, eletrônica e eletrotécnica. Possui laboratórios com equipamentos de última geração e os principais softwares de simulação e projeto de circuitos elétricos, sistemas digitais, aquisição de dados e automação. Durante o curso, as habilidades técnicas são desenvolvidas a partir de vivências práticas com empresas e com a comunidade, ajudando na resolução de problemas e na construção de soluções.
Perfil do Profissional
A profissão de engenheiro eletricista permite a atuação em inúmeras atividades, tais como: desenvolvimento de produtos eletrônicos (computadores, aparelhos celulares, etc.); sistemas elétricos de potência, responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica para as cidades; automação industrial; telecomunicações; funções de gerência em geral; variadas atividades em indústrias (planejamento, manutenção e controle de qualidade); setor de serviços (projetos, suporte técnico, implantação de sistemas, consultorias); e vendas técnicas. Além disso, os conhecimentos em lógica e matemática proporcionam ao engenheiro eletricista um grande diferencial no mercado, capacitando-o a ocupar cargos de liderança e direção nas empresas.
Mercado de Trabalho
Nas áreas específicas, sistemas de potência é uma que se destaca devido à necessidade de ampliação da matriz energética do País. As áreas de pesquisa e desenvolvimento das empresas também demandam grande quantidade de profissionais. Outra opção são os setores de projetos e prestação de serviços relativos a instalações elétricas e automação industrial.
Dados Legais
Renovação de Reconhecimento: Portaria Nº 566, de 20 de agosto de 2018, publicada no Diário Oficial da União n° 161, no dia 21 de agosto de 2018.
*Este curso prevê aulas também no turno vespertino.