Conceito Preliminar de Curso (MEC): 4
Moda na Unochapecó
Com foco em vestuário e têxtil, o curso forma profissionais conscientes das implicações econômicas, sociais e éticas, preocupados com a ergonomia projetual, buscando desenvolver qualidades como conforto, praticidade e eficiência nos projetos de produtos de Moda. Em alguns componentes, os alunos vivenciam e reproduzem o ambiente de trabalho do ateliê e têm a oportunidade de criar, experimentar, manipular e produzir diferentes tipos de projetos. O curso realiza anualmente desfiles de amostra pública que apresenta as coleções desenvolvidas pelos acadêmicos. Além de promover ações de extensão, como viagens de estudos e visitas técnicas, participa dos principais eventos de moda e design do país.
Perfil do Profissional
O Bacharel em Moda desenvolve habilidades de criação, pesquisa de comportamento e tendências. Durante o processo de produção, contempla conhecimentos para a prática do desenho estilizado, da modelagem, da pilotagem, do planejamento e gestão do desenvolvimento de produto de moda.
Mercado de Trabalho
Por sua versatilidade, o Bacharel em Moda é facilmente absorvido por segmentos como indústria têxtil, aviamentação, acessórios, calçadista, joias e permite ampliar o leque de possibilidades no mercado de trabalho, relacionados a fatores culturais e criativos, como o vitrinismo, visual merchandising, marketing e fotografia de moda, figurinos, produção de moda, estamparia, análise de tendências e personal stylist. Nesses espaços, desenvolve novos padrões têxteis, estampas, modelos e coleções, e presta consultoria a empresas, tanto em moda como em gestão de marca e relacionamento com o mercado consumidor, por meio de estudos de comportamento de consumo.
Dados Legais
Autorização: Resolução Nº 077/CONSUN/2012
Reconhecimento: Decreto nº 2.381do Conselho Estadual de Educação, publicado do Diário Oficial de Santa Catarina nº 19.890 de 2014.
Renovação de Reconhecimento: PORTARIA SERES/MEC n° 189, de 14 de maio de 2024, publicada no DOU em 15/05/2024 | Edição: 93 | Seção: 1 | Página: 37.