Conceito do Curso (MEC): 5
Índice Geral dos Cursos: 3
Engenharia Química na Unochapecó
O curso busca preparar profissionais capazes de desempenhar atividades dentro das diversas indústrias de processos químicos e integrar grupos de pesquisadores, desenvolvendo projetos e processos produtivos, objetivando a otimização dos recursos e sustentabilidade de processos. Durante o curso, as habilidades técnicas são desenvolvidas a partir de vivências práticas com empresas e com a comunidade, ajudando na resolução de problemas e na construção de soluções inovadoras.
Perfil do Profissional
Este profissional é muito requisitado, principalmente em países mais industrializados, onde desempenha atividades relacionadas com indústrias químicas, petroquímicas, papel e celulose, tintas, polímeros e insumos para processos e produtos. Também pode atuar no controle de qualidade ambiental e tratamento de resíduos, sendo que esta engenharia proporciona atuação em diversas áreas. Qualquer empresa que realiza a transformação de matérias-primas necessita de um engenheiro químico.
Mercado de Trabalho
O profissional de Engenharia Química, em razão do grande embasamento técnico-científico, pode atuar em todos os setores da indústria, integrando grupos de pesquisadores, desenvolvendo projetos e processos produtivos, a partir das características específicas de qualidade dos produtos, objetivando a otimização dos recursos e aumento da produtividade. Em virtude disso, alguns campos de atuação são: álcool e açúcar, papel e celulose, alimentos, adubos/defensivos, fármacos, fibras sintéticas, cosméticos e perfumes, petróleo, tintas e vernizes e petroquímica.
Dados Legais
Autorização: Resolução 49/CONSUN/96
Reconhecimento: Decreto nº 1.664 do Conselho Estadual de Educação, publicado do Diário Oficial de Santa Catarina nº 19.633 de 2013.
Renovação de Reconhecimento: PORTARIA SERES/MEC n° 42, de 01 de março de 2024, publicada no DOU em 04/03/2024 | Edição: 43 | Seção: 1 | Página: 25.