Relações Internacionais na Unochapecó
O curso possui uma abordagem interdisciplinar que integra conhecimentos de Política, Direito e Economia buscando qualificar o profissional para atuar com questões estratégicas e de planejamento dos negócios que envolvem as Relações Internacionais. Forma profissionais a partir da Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx), um modelo de ensino que valoriza as vivências e conhecimentos práticos do aluno, a inserção no mercado de trabalho, o contato com a comunidade e a excelência profissional. O Curso de Relações Internacionais das Unochapecó também conta com um acervo de estudos de caso, com objetivo de subsidiar o trabalho em sala de aula, com ênfase no desenvolvimento das habilidades de comunicação oral e escrita.
Perfil do Profissional
O profissional formado pela Unochapecó/Curso de Relações Internacionais está capacitado para conduzir análise de risco político, estratégias de negociação, modelagem e programação computacional, economia política internacional, gestão de cooperação internacional e pensamento estratégico com base em teoria dos jogos. O egresso do curso estará preparado para atuar em governos, empresas de consultoria, empresas de serviços financeiros, consultorias políticas e econômicas, empresas de análise de risco, organismos internacionais, entidades filantrópicas e organizações não-governamentais, entre outros.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho em Relações Internacionais vem atravessando transformações profundas no Brasil e no mundo. Se antigamente o foco era no treinamento específico para carreiras nas áreas de Diplomacia, Comércio Exterior e Organismos Internacionais, hoje em dia a absorção da mão de obra ocorre em nichos de mercado disputados com outras formações. Neste cenário, estão inseridos cargos de em consultorias privadas de análise de risco, bancos e boutiques financeiras, agências de marketing internacional, empresas multinacionais, organizações da sociedade civil, empreendimentos filantrópicos e carreiras de Estado, tais como Banco Central, Ministério da Fazenda, Embrapa, BNDES, Banco do Brasil, Ministério Público, Polícia Federal, entre outros. No cenário local, sendo a região um grande polo do agronegócio, destaca-se empresas e funções relacionadas com o setor.
Dados Legais