Mobilidade Acadêmica
O que é?
Um programa que possibilita o estudante matriculado na Unochapecó ter uma experiência acadêmica em uma Universidade estrangeira no período de até 12 meses.
Quem pode participar?
Estudantes regularmente matriculados na Unochapecó e que cumpram com os requisitos do Edital.
Quais os critérios?
Poderão se inscrever para as vagas do Programa de Cooperação e Mobilidade Acadêmica da Unochapecó os estudantes que atendam aos seguintes critérios:
1 - Esteja regularmente matriculado em curso de graduação da Unochapecó;
2 - Tenha integralizado, com aproveitamento de no mínimo 40% (quarenta por cento) e no máximo 90% (noventa por cento) dos créditos previstos para a matriz curricular do curso que está matriculado;
3 - Apresente média acadêmica igual ou superior a 6,0 (seis);
4 - Tenha no mínimo 18 (dezoito) anos completos;
5 - Não possua pendências junto ao setor financeiro da Unochapecó.
Parágrafo único. O(a) candidato(a) deverá avaliar junto a Coordenação de seu curso, a possibilidade de participação no Programa de Cooperação e Mobilidade Acadêmica da Unochapecó, especialmente em casos de cursos modulares e com pré-requisitos curriculares que possam comprometer o andamento do curso na Unochapecó, em face do afastamento por um semestre.
Quando se inscrever?
O Edital interno é publicado em março e agosto de cada ano.
Como candidatar-se?
1 – Fazer a inscrição no Edital Interno para o Programa de Mobilidade Acadêmica da Unochapecó;
2- Preencher formulário de inscrição
3 – Enviar a documentação solicitada no Edital para arni@unochapeco.edu.br em documento único e formato PDF.
4- Aguardar a homologação do resultado de seleção dos estudantes.
Documentos necessários para a inscrição
1 - Atestado de regularidade acadêmica;
2 - Cópia física do histórico escolar do curso de graduação;
3 - Formulário de inscrição no Programa de Cooperação e Mobilidade Acadêmica da Unochapecó;
4 - Documentos que comprovem conhecimento em língua estrangeira (caso possua);
5 - Declaração do Setor de Finanças de Negativa de Débitos com a Unochapecó;
6 - Fotocópia do passaporte(duas primeiras páginas)
7 – Comprovante de pagamento da taxa de inscrição
Seleção dos candidatos
-Seleção Interna
A seleção é feita a partir da análise dos documentos apresentados e da disponibilidade de vagas no curso e na instituição em que o aluno se inscreveu. Após a seleção interna, a ARNI envia ao candidato selecionado, por e-mail, as informações necessárias para a inscrição da instituição de destino escolhida pelo estudante.
Importante:
Durante o processo de candidatura, o aluno deve comprometer-se a participar de todas as atividades de orientação para intercâmbio realizadas pela ARNI e entrega de documentos como:
1 - fotocópia do visto de estudante
2 - seguro de saúde
3 - reserva de acomodação.
OBS: Caso a equipe da ARNI julgue necessário, também poderá realizar entrevista individual.
Seleção na Universidade de destino
A seleção definitiva é feita pela instituição de destino que pode utilizar critérios próprios.
Importante:
Concluída a seleção dos estudantes, a instituição de destino envia a Carta de Aceite ao estudante, possibilitando o acesso às próximas etapas do intercâmbio. Uma vez aceito pela instituição de destino, o estudante que desistir não poderá participar, por dois semestres consecutivos, de Editais da ARNI.
Critérios de seleção
Perfazem critérios de seleção dos candidatos:
1 - Cumprimento dos requisitos estabelecidos no edital;
2 - Entrega da documentação prevista no edital;
3 - Maior média acadêmica;
4 - Oferta de vagas na instituição de destino.
5 - Maior porcentagem de integralização curricular
OBS: Em caso de empate a seleção será pelo candidato que obtiver os seguintes critérios:
1 - Maior porcentagem de integralização curricular;
2 - Conhecimento em outro idioma.
Classificação
A ARNI, após avaliação interna, comunica por e-mail a cada candidato o parecer institucional à candidatura.
No caso de haver mais candidatos do mesmo curso à mesma instituição de destino, é feita uma classificação com base nos critérios de seleção
No caso de desistência por parte de alunos selecionados, deve ocorrer assinatura de termo de desistência, sendo a vaga ocupada pelo próximo classificado.
Processo de inscrição na Universidade estrangeira
Após receber o e-mail da ARNI informando a seleção, o candidato deverá seguir as orientações de inscrição fornecidas pela ARNI e/ou pela universidade de destino.
Obedecer o prazo de inscrição das IES estrangeiras para não comprometer a realização do intercâmbio.
Agendar um horário com a coordenação do curso para elaborar o plano de estudos a ser cursado no exterior.
Após o envio da inscrição na IES estrangeira, aguardar a carta de aceite da mesma.
Após recebimento da carta de aceite providenciar o visto de estudos, assim como, seguro de saúde, alojamento e passagens aéreas. (Verificar se o consulado aceita carta de aceite digitalizada, caso não, aguardar a chegada da carta original para então fazer a solicitação do visto).
Enviar para ARNI uma cópia digitalizada do visto de estudo, seguro de saúde e alojamento.
Participar da reunião informativa de pré-embarque realizada pela ARNI.
Despesas para o intercâmbio
1 - O Programa de Cooperação e Mobilidade Acadêmica entre a Unochapecó e as Universidades conveniadas é pautado pela reciprocidade da gratuidade de mensalidade durante o período em que o estudante estiver no exterior.
2 - O Programa de Cooperação e Mobilidade Acadêmica NÃO contempla:
a) despesas com passagens aéreas;
b) despesas com estadia e alimentação;
c) despesas com seguro de vida e saúde.
OBS: As despesas podem variar de acordo com o edital publicado.
Chegada na Universidade de destino
Solicitar para a IES estrangeira o envio do Certificado de Chegada
Em caso de alteração de planos informar a ARNI, que entrará em contato com a coordenação do curso em que o estudante encontra-se matriculado.
Retorno para a Universidade de origem
Apresentar o Certificado de retorno da IES estrangeira para que a ARNI encaminhe para a regularização da matricula.
Para aproveitamento de disciplinas aguardar a chegada do histórico escolar da universidade estrangeira, em seguida protocolar para a coordenação de curso juntamente com as respectivas ementas. (Caso os documentos estiverem em outro idioma é necessário a tradução dos mesmos).
Para aproveitamento de ACC não é necessário ementas.