Consumidor em 2021

As tendências de consumo mudaram e as empresas devem ficar atentas a estas mudanças

08/04/2021
Transparência das empresas é a tendência mundial em relação ao consumo.

Nada será como antes. O consumidor mudou. Com a pandemia, ficamos mais em casa, nos preocupamos mais com a saúde, observamos mais o comportamento das pessoas via redes sociais, tudo (ou quase tudo) fizemos via internet. As empresas precisam aprender a lidar com essas e outras novas tendências de consumo. Saber quais são as principais já é um bom começo para gestores e colaboradores planejarem suas mudanças, adequando produtos e serviços às novas necessidades dos consumidores.

Uma tendência é a cristalização de um comportamento evidenciado e muito repetido, ou uma mudança na maneira de agir que acaba sendo verificada e multiplicada. Algumas já podem ser descritas por terem aumentado sua ocorrência em 2020, entrando com tudo em 2021.

 

Mundo Digital

Quem ainda não havia adotado o ritmo digital para comprar não passou ileso nos meses de pandemia. O consumidor descobriu a tecnologia e suas possibilidades, aprendeu a circular no meio digital e adorou suas facilidades.

 

Saúde e bem-estar

Empresas que disponibilizaram produtos livres de agrotóxicos viram suas vendas crescerem cerca de 50%. Cuidar da saúde virou atitude de ordem por uma questão de sobrevivência. Produtos que prometem manter as pessoas saudáveis e oferecem bem-estar estão com tudo no mercado.

 

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Minimalismo

O estilo “menos é mais” vem e volta, na arte e no consumo. Steve Jobs usava só camisetas pretas para não perder tempo escolhendo roupa. Forjou uma identidade. Diminuir o consumo ou focar em coisas mais práticas, limpas, leves, virou tendência mundial.

 

Atendimento multicanal

As empresas correram para o meio digital e muitas não souberam atender o seu cliente nesse novo universo. Ferramentas alternativas à voz, como chat, chatbot e WhatsApp, fortaleceram-se. Mas é preciso entender onde é possível automatizar o atendimento e onde há necessidade de uma resposta mais personalizada. O importante é não deixar o consumidor esperando e responder às suas questões sem deixar dúvidas. Para tanto, identificar personas e seus comportamentos torna-se de fundamental importância para traçar a linguagem adequada para cada público.

 

Geração C

A nova Geração C reflete quatro valores que começam com esta letra: criação, curadoria, conexão e comunidade. A Geração C não vem atrelada a uma faixa etária, como as gerações X (nascidos entre 1965 e 1980) ou Y (1980-1990). O que a impulsiona são os seus comportamentos. E esse novo grupo consumidor faz valer a máxima do marketing de que conquistar novos clientes custa até 7 vezes mais do que manter os já conquistados. A Geração C busca soluções para seu estilo de vida, seja ele qual for. E consome produtos confiáveis de empresas responsáveis socialmente e transparentes em seus propósitos e atitudes.

Após todas essas constatações, o mais importante é entender que hoje o cliente é o protagonista. E é preciso que tudo fique muito bem explicado e claro para que empresas não sejam surpreendidas com comentários desagradáveis nas redes sociais, por exemplo. A transparência é a tendência mundial na relação de consumo. E é preciso se aperfeiçoar para entender essas novas engrenagens e encarar o mercado, cada vez mais complexo e desafiador.

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