Qual pós-graduação fazer em marketing?
Difícil encontrar alguém no mercado de trabalho, que não tenha ouvido falar em marketing.
Difícil encontrar alguém no mercado de trabalho, em qualquer setor, que não tenha ouvido falar em marketing. O assunto está tão em alta e há tantas possibilidades que muitos profissionais têm dúvidas na hora de decidir qual pós-graduação fazer em marketing.
Se você é uma dessas pessoas que está buscando uma especialização nessa área, mas não sabe por onde começar sua busca, neste texto vamos apresentar as opções de pós-graduação em marketing mais procuradas e que são tendência para 2022.
Mas fique tranquilo... Antes de começar a falar dos cursos em alta, vamos contextualizar um pouco sobre a área de marketing, o que ela engloba e quais profissionais estão aptos a fazer uma pós-graduação em marketing.
O marketing ao longo da história
Embora tenha se tornado um assunto do dia a dia nas últimas décadas, o marketing é uma ciência – ou uma arte – muito antiga, que começou a ser utilizada logo que a reprodução de textos ‘em massa’ se tornou possível a partir da prensa de Gutenberg.
Antes dela, tudo precisava ser escrito à mão, cópia por cópia, o que inviabiliza a distribuição de panfletos, anúncios e similares.
Mais adiante, vieram os jornais e revistas e mais possibilidades de divulgar produtos por meio de anúncios e propagandas. Ainda que atingissem um pequeno percentual de pessoas, já era um público bem maior do que o alcançado pelas cópias manuscritas.
Mais um salto na cronologia e chega-se ao rádio e à televisão, que foram se popularizando ao longo do tempo e atingindo cada vez mais pessoas.
Depois... Bem, pode-se dizer que esse depois é a atualidade em que vivemos. Lógico que nos últimos 10 ou 20 anos vimos muita evolução em relação ao marketing, mas todas as novidades estão ligadas ao desenvolvimento tecnológico, que impactou diretamente na comunicação das pessoas entre si e, entre outros contextos, das marcas com as pessoas.
E aí chegamos ao marketing como o conhecemos hoje – uma ferramenta utilizada para divulgar marcas, produtos e pessoas, claro, mas que vai muito além de vender.
O marketing moderno
Atualmente, o marketing se propõe a entregar mais para os consumidores, buscando, antes da venda, estabelecer um relacionamento com o público-alvo de determinada marca.
Dessa forma, o marketing extrapola as áreas de Administração e Comunicação, às quais se restringia tempos atrás, para se tornar essencial em todos os segmentos.
Por isso que a procura por cursos de pós-graduação em marketing é tão grande – profissionais que atuam nas mais diversas segmentações de mercado percebem a importância de dominar esses conhecimentos (mesmo que em diferentes níveis de aprofundamento) para melhorar seu desempenho e avançar na carreira.
Assim, não faz diferença se você tem graduação em Administração ou em Farmácia, em Ciências Contábeis ou em Pedagogia, em Jornalismo ou Agronomia. Basta que tenha concluído um curso de bacharelado, de licenciatura ou tecnólogo e que tenha interesse em aprender mais sobre o tema para fazer uma especialização em marketing.
Então, especialmente se você é de uma área que não tem, historicamente, uma relação direta com o marketing, essas informações podem ajudá-lo a entender melhor esse mercado e escolher uma pós-graduação em marketing sem medo de errar.
Pós-graduação em marketing: os cursos mais procurados
Ano após ano temos novidades na comunicação.
Novos formatos para transmitir informações, novas formas de acessar essas informações e um volume cada vez maior de fatos e dados ao nosso redor.
Nesse cenário de constantes transformações, é o marketing que indica o caminho a seguir na hora de elaborar uma estratégia de divulgação de marcas, produtos e serviços.
Por isso, existem cursos de marketing mais generalistas e também mais segmentados.
Confira a lista de alguns dos cursos mais procurados, veja particularidades de cada um e depois analise qual pós-graduação em marketing melhor atende suas necessidades nesse momento da sua vida pessoal e profissional.
Marketing Digital
Uma das áreas muito em alta nos últimos anos é o marketing digital. Profissionais de diferentes formações estão buscando uma especialização nesse segmento para atender melhor as demandas de comunicação e estratégias de marketing das empresas.
Cursos de pós-graduação em marketing digital abordam temas como criatividade, resolução de problemas por meio de ideias inovadoras, planejamento de conteúdo para mídias digitais, estratégias de relacionamento com os consumidores, planos de mídia e análise de dados.
O especialista em marketing digital pode atuar tanto em agências de comunicação e marketing, prestando serviços para clientes dos mais variados segmentos, como em empresas que fazem suas próprias estratégias de divulgação, relacionamento e vendas.
Comunicação e Marketing em Mídias Digitais
Capacita profissionais que desejam adquirir ou ampliar conhecimentos para a gestão de comunicação e marketing digital em agências de publicidade e em outras organizações. Para isso, desenvolve a capacidade de pensar estrategicamente e apresentar as melhores práticas de acordo com o segmento de atuação, seja da agência, do cliente que a agência atende ou de uma empresa que faz sua própria gestão de marketing.
Focados em estratégias para o mercado digital, são cursos que se propõem a formar especialistas no assunto por meio de ferramentas específicas do segmento web, incluindo gestão de comércio eletrônico, produção de conteúdo para redes sociais e outras mídias digitais, análise de dados de aprovação, satisfação e consumo.
São cursos voltados para profissionais que atuam como gestores de mídias sociais e de relacionamento, redatores, designers, entre outros.
Empreendedorismo, Marketing e Finanças
Cursos de pós-graduação que englobam disciplinas de empreendedorismo, marketing e finanças habilitam os profissionais para:
otimizar a gestão financeira da empresa, a partir de instrumentos financeiros inovadores;
identificar as melhores práticas gerenciais para a empresa por meio de conceitos atualizados e modernas técnicas de marketing;
pensar e agir estrategicamente, a fim de alcançar os objetivos estratégicos;
utilizar técnicas e ferramentas efetivas de comunicação para melhorar o relacionamento interno e padronizar o discurso da empresa com seus clientes;
elaborar planos de negócios com base no alinhamento político e econômico brasileiro e de outros países com os quais a empresa, eventualmente, mantém relações comerciais;
aperfeiçoar os processos internos, propondo a adaptação dos fluxos à realidade da empresa e do cenário em que ela está inserida.
Por ser uma formação abrangente, é procurada por profissionais de diversas áreas que desejam se atualizar em temas relacionados ao empreendedorismo, ao marketing, à gestão e às finanças.
Assim, é uma boa opção para pequenos e médios empreendedores que se sentem desafiados a inovar para manter a competitividade do negócio e expandir seu mercado.
Gestão de negócios
O marketing voltado para a gestão de negócios é um nicho bastante procurado, já que muitos gestores dominam conhecimentos específicos da área, mas não têm muita familiaridade com as ferramentas tecnológicas que podem facilitar seu trabalho com os colaboradores e melhorar o relacionamento com o público externo.
A partir das habilidades e competências desenvolvidas na especialização, o gestor é capaz de desenvolver estratégias para melhorar a produtividade e outros indicadores internos, bem como propor, aplicar e validar ações visando ampliar o volume de vendas de um produto ou serviço. Tudo isso apoiado em métricas precisas, possibilitando analisar a evolução do trabalho a partir da comparação dos dados de antes e depois da reorganização dos processos.
Marketing e Inteligência de Negócios (Business Intelligence)
Já falamos antes sobre o enorme volume de informações circulando diariamente. Todos esses dados têm muito a dizer para cada nicho de mercado. Contudo, se não estiverem organizados, não serão muito úteis às equipes e aos gestores que dependem de dados exatos para a tomada de decisões estratégicas.
A pós-graduação em Marketing e Inteligência de Negócios – também conhecida como Business Intelligence – qualifica os profissionais para definir os dados a serem coletados, entender a mensagem por trás desses dados, utilizá-los para estabelecer estratégias organizacionais, visando atingir as metas da equipe ou da empresa, melhorar a comunicação com o público e aumentar a venda de produtos e serviços, impulsionando o resultado financeiro das organizações.
Na Unochapecó você encontra essa especialização na modalidade digital e pode concluir o curso em 8 meses, dependendo do seu ritmo de estudos.
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