Núcleo de estudos etnológicos e arqueológicos - NEEA
Implantado oficialmente em 2004 o Núcleo de Estudos Etnológicos e Arqueológicos do CEOM contou com financiamento viabilizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pela Fundação Vitae. Contudo, o interesse pelo patrimônio arqueológico vinha desde a década de 1980, dada a grande quantidade de sítios arqueológicos conhecidos no oeste catarinense e a necessidade de preservação e pesquisas que trouxessem informações sobre o passado pré-colonial dessa região.
O NEEA está apto para receber acervos oriundos de pesquisas de arqueologia consultiva e das desenvolvidas pelo próprio Núcleo, mantendo também ações permanentes de curadoria e extroversão desse patrimônio.
O acervo arqueológico e os relatórios de pesquisas desenvolvidas no oeste catarinense podem ser consultados através de visita ao CEOM ou também é possível acessar amostragens das coleções e relatórios no Banco de Dados Digital.
O acervo referente ao período pré-colonial reúne especialmente artefatos líticos, cerâmicos e ósseos que foram coletados e escavados em diferentes sítios da região do oeste catarinense e alto rio Uruguai. Os sítios da área estão localizados dentro da faixa temporal da passagem Pleistoceno-Holoceno até o Holoceno tardio, aproximadamente 11.000 até 350 anos antes do presente.
Os acervos arqueológicos reunidos pelo CEOM se caracterizam pela grande importância do ponto de vista da variabilidade e da originalidade da tecnologia lítica e cerâmica, possibilitando ampliar o entendimento dos primeiros povoamentos do Sul do Brasil e de forma mais ampla da Bacia do Prata. Dentro do contexto da pré-história do Sul do Brasil, a área do alto rio Uruguai é uma zona privilegiada, pois apresenta toda a variedade técnica regional, incluindo a debitagem laminar (tecnologia específica de produção de artefato lítico) relacionada aos antigos caçadores-coletores.
Sites relacionados
Sociedade de Arqueologia Brasileira
IPHAN - Instituto do Patromônio Histórico e Artístico Nacional
MAE - Museu de Arqueologia e Etnologia
Instituto Anchietano de Pesquisa