Curso de Cinema e Mídias Digitais realiza evento de encontro com o mercado
texto: Emilly Bueno *
Para marcar o encerramento da disciplina de Aprendizado Baseado em Experiências (ABEx) no curso de Cinema e Mídias Digitais ocorrerá, no dia 03 de julho, o Visualiza Oeste. O evento será realizado no auditório do Pollen Parque, às 19h, e reunirá egressos do curso de Produção Audiovisual, profissionais que atuam no mercado, além dos estudantes de Cinema.
Durante a ABEx, os estudantes do primeiro período realizaram uma pesquisa sobre o audiovisual na região. Os resultados da mesma serão apresentados no evento e debatidos com a presença dos convidados: Daniela Farina, Alexandre Fachin e Augusto Zeiser. A proposta é também realizar um encontro entre o mercado do audiovisual, acadêmicos e egressos, marcando a comemoração da nota 5 do curso de Produção Audiovisual no Ministério da Educação (MEC).
Dafne Reis Pedroso da Silva, professora e coordenadora do curso, conta que o componente que está sendo encerrado partiu de uma pergunta, os estudantes foram buscar as respostas, e como a matéria possui um viés extensionista, elas serão expostas para a comunidade em geral durante a confraternização. "Essas disciplinas partem de um problema, e o nosso é como está o mercado do audiovisual na região. A intenção era, durante a Abex, responder essa pergunta, ao longo de uma pesquisa com egressos, e agora com o mercado", comenta.
O professor da ABEX, Francesco Flávio da Silva, comenta que durante a disciplina os alunos realizaram uma pesquisa inédita sobre a área de cinema, produção audiovisual e produção de conteúdo em Chapecó. "Temos uma escassez de dados regionais em relação a isso, ao mercado e à profissão, e nada mais natural do que nós aqui na academia criemos as condições para obtê-los", argumenta.
O encontro, que foi organizado pelos acadêmicos de Cinema e Mídias Digitais, promoverá debates a respeito dos pontos positivos do mercado, mas também sobre as fragilidades que ele apresenta. A professora Dafne destaca que além do momento de debate, o evento é de comemoração, devido a nota 5 atribuída ao curso de Produção Audiovisual. "Vai ser um momento de comemoração, então vai ser um momento de reunir, de confraternizar, de conversar, da gente se ver pessoalmente, depois desses anos aí a distância", ressalta.
O tecnólogo em Produção Audiovisual, foi o curso que deu origem ao curso de Cinema e Mídias Digitais, que é um bacharelado. Foi atribuído pelo Ministério da Educação (MEC), nota máxima para o curso de Produção Audiovisual. O professor Francesco acrescenta que a nota 5 é a maior nota no MEC, significando que o curso se encontra entre os melhores do país, e que o curso de Cinema e Mídias Digitais carrega consigo toda a história dos 13 anos de Produção Audiovisual. "A essência do curso de produção audiovisual na sua reta final, que atingiu a nota 5, é o que deu luz a esse novo curso que nasceu agora", avalia.
Para a estudante de Cinema e Mídias Digitais, Isabela Sachet, organizar o evento tem sido uma ótima experiência, apesar dos desafios enfrentados. "É muito interessante ver como aos poucos vamos conseguindo fazer uma ideia que antes não parecia possível", declara.
Segundo o acadêmico João Ficagna, o "Visualiza Oeste" será uma oportunidade para os alunos adquirirem novos conhecimentos sobre o mercado de audiovisual na região, além de criar uma rede de contatos entre alunos e profissionais. "O evento proporcionará uma imersão no tema, e uma roda de debates importantíssima que com certeza agregará muito", finaliza.
* estagiária da ACIN-Jornalismo sob supervisão da jornalista Eliane Taffarel.