Atividades marcaram o Dia do Combate à Osteoporose

13 de November de 2009

« »
Homens e mulheres com mais de 60 anos puderam fazer aplicação de tabelas de detecção de risco para a osteoporose, obter orientações sobre prevenção e realizar 270 exames de ultrassonometria óssea de calcâneo, que serve para avaliar risco de fraturas. As atividades foram realizadas de 20 a 24 de outubro, por acadêmicos e professores do curso de Medicina da Unochapecó. A ação foi promovida em comemoração ao Dia Mundial de combate à Osteoporose, ocorrido no dia 20.   Segundo a professora Mari Cassol, a osteoporose é a diminuição progressiva da massa óssea que faz com que os ossos fiquem frágeis e propensos às fraturas. "As fraturas de colo do fêmur e as deformidades na coluna são as conseqüências principais da osteoporose", afirma. A disfunção óssea pode afetar mulheres e homens e a incidência aumenta com o envelhecimento. "Com o aumento da expectativa de vida, tanto em mulheres como em homens, o índices tendem a se elevar", ressalta.   O trabalho de prevenção engloba a prática de atividades físicas e uma ingestão correta dos alimentos ricos em cálcio e vitamina D. "Vale ressaltar o cálcio como um elemento fundamental para a saúde dos ossos de qualquer pessoa, independente de sua faixa etária", destaca Mari. O tratamento da osteoporose engloba o uso de medicações específicas que promovem a recuperação da massa óssea e a redução do risco de fraturas.   A ação contra a osteoporose foi coordenada pelas professoras Mari Cassol (endocrinologista) e Patrícia Oliveira (ginecologista) e contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Secretaria Municipal da Saúde e Sociedade Brasileira de Pacientes com Osteoporose.   Os alunos participantes foram: Kaline Chiella, Camila Piaia, Ana Carolina Cadore, Joana Tozzati, Karolina Bigolin Stiegemaier, Silvia Facchin, Daniela Maran Fernandes, Gabriela Vedana, Juliana Grellmann, Jackson Bossoni Mendes, Carolina Sandrin, Patricia Herman Baptista, Loriane Pelegrine Rodrigues, Gabriela Vedana e Gabriel Morandini.   O que é a Osteoporose Osteoporose é a diminuição progressiva da massa óssea que faz com que os ossos fiquem frágeis e propensos às fraturas. As fraturas de colo do fêmur e as deformidades na coluna são as conseqüências principais da osteoporose. A disfunção óssea pode afetar mulheres e homens. E a incidência aumenta com o envelhecimento, de forma que com o aumento da expectativa de vida, tanto em mulheres como em homens, o índices tendem a se elevar.   O trabalho de prevenção engloba a prática de atividades físicas e uma ingestão correta dos alimentos ricos em cálcio e vitamina D. Vale ressaltar o cálcio como um elemento fundamental para a saúde dos ossos de qualquer pessoa, independente de sua faixa etária. O tratamento da osteoporose engloba o uso de medicações específicas que promovem a recuperação da massa óssea e a redução do risco de fraturas.
Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.