«
»
«
»
-
Presidente da Fundeste, professora Arlene Renk
-
Vice-reitor Sady Mazzioni analisa dados
-
Manifestação do reitor Odilon Poli
Informações sobre gestão de pessoal, ensino de graduação e de pós-graduação, prêmios acadêmicos, cidadania, esporte, meio ambiente, saúde, cultura, ações de extensão comunitária e de assistência social, pesquisa, tecnologia e desenvolvimento fazem parte do balanço social publicado pela Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste). Essa publicação contém informações e dados da Unochapecó, do Instituto Goio-En e da Farmácia Escola Unochapecó.
A apresentação do balanço social, relativo às atividades de 2008, foi realizada nesta sexta-feira e reuniu dirigentes e conselheiros da fundação e das mantidas e outros integrantes de setores representativos da comunidade acadêmica. Manifestaram-se destacando a iniciativa o presidente do DCE, acadêmico Eduardo Gasparetto, e o representante da Câmara Municipal de Chapecó, vereador Ildo Antonini. Já o secretário de Esporte e Lazer, Ivan Carlos Agnoletto, representando o prefeito João Rodrigues, avaliou que a Unochapecó tem o mais consistente programa de apoio ao esporte no município. Também disse do papel social que a instituição cumpre, "aplicando e dividindo com a comunidade o que arrecada, com transparência e franqueza".
Já o vice-reitor de Administração da Unochapecó afirmou que o balanço é um relatório de sustentabilidade que mostra a gestão organizacional e seus indicadores e apresenta as ações desenvolvidas pela Fundeste e suas mantidas. O professor Sady Mazzioni destacou a capacidade de geração de valor adicionado, representado por recursos que contribuem para movimentar a economia, e que no ano passado chegaram a R$ 54,3 milhões.
A presidente da Fundeste, professora Arlene Renk, salientou a confiança que a fundação e suas instituições mantidas têm da comunidade, o diálogo e os efeitos internos e externos de todas as ações realizadas. Para o reitor Odilon Luiz Poli, a Unochapecó apresenta uma dimensão primordial na construção do conhecimento e na prestação de serviços que contribuem com o desenvolvimento da região. O dirigente também destacou o último Índice Geral de Cursos do MEC (IGC), que mostra a qualidade do trabalho desenvolvido pela Unochapecó e seu posicionamento entre as melhores universidades catarinenses.
Produzido desde 2002, o novo balanço social apresenta, na atual edição, uma homenagem ao empresário Hermes Ignácio Palaoro. Falecido em abril passado, ele atuou como presidente da Fundeste desde julho de 2003.
Os principais dados
O balanço social detalha números relativos ao ensino, pesquisa e recursos humanos. Um dos dados apresentados é o investimento de R$ 11,2 milhões bolsas de estudos, beneficiando 2.250 alunos, e em programas e projetos sociais, para 33.350 pessoas.
A publicação indica, ainda, a formação de 1.150 novos profissionais no ano passado em cursos de graduação e de 209 na pós-graduação. Entre o conjunto de informações e de dados apresentados em 102 páginas, estão as atividades de 163 projetos de pesquisa e de 11 programas e 54 projetos de extensão.
Outras indicações do balanço referem-se a parcerias desenvolvidas pela Unochapecó com outras entidades, investimentos na biblioteca, iniciativas de preservação ambiental e a constante atuação com "ética, transparência responsabilidade social".
Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS - 4/09/09
Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em
contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.