Câmara Regional do Tribunal de Justiça faz julgamentos na Unochapecó
23 de April de 2009
Instalada em Chapecó como a primeira unidade desse nível criada de forma descentralizada por um Tribunal de Justiça no país, a Câmara Especial Regional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina realizou julgamentos nesta quinta-feira, 23 de abril, na Unochapecó. Para a terceira sessão da Câmara Especial, foi programada uma agenda de 91 processos, entre eles recursos cíveis, apelações, agravos e ações revisionais de contrato.
Os julgamentos ocorreram durante o dia, no salão de atos da universidade. Antes do início, foi realizada visita ao Escritório Sócio-Jurídico e ocorreu o descerramento de placa alusiva à iniciativa, com a presença dos desembargadores titulares da Câmara - César Abreu, Edson Ubaldo, Lédio Rosa de Andrade e Rejane Andersen - e dos desembargadores substitutos, Altamiro de Oliveira e Newton Varella Júnior. Também estiveram presentes o procurador Geral de Justiça de Santa Catarina, Antenor Chinatto Ribeiro, juizes e promotores, além de docentes e estudantes.
O presidente da Câmara Especial, desembargador Edson Ubaldo, destacou a parceria com a universidade e o apoio para a instalação da unidade descentralizada do Tribunal. Já o desembargador César Abreu disse que realizar a sessão na Unochapecó amplia a perspectiva de melhor aplicação da Justiça e significa "tornar o Judiciário mais próximo do cidadão".
Em nome da universidade, o reitor Odilon Luiz Poli enfatizou a estratégia de aproximação com outras instituições, porque "melhora a formação e a consciência dos alunos e dos docentes quanto à inserção na comunidade". O dirigente acrescentou que a instituição investe no Escritório Sócio-jurídico, que em 2008 realizou 7.587 atendimentos para 2.254 pessoas, diante do significado que há para ampliar a sensibilidade quanto à percepção dos problemas sociais. Para o procurador de Justiça, a concepção do trabalho que a Unochapecó realiza no Escritório Sócio-jurídico, ao integrar atendimentos de cunho jurídico, social e psicológico para a comunidade carente, "é uma preciosidade" que se destaca entre as universidades catarinenses e deve servir de modelo para o país.
O que é a Câmara
A Câmara Especial Regional de Chapecó, instalada de forma pioneira em 4 de fevereiro deste ano pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, realizou sua primeira sessão em 12 de março. Com o funcionamento dessa Câmara, ocorre maior celeridade no trâmite processual de Segundo Grau, evitando que as partes interessadas se desloquem para a capital do Estado. A unidade tem competência para atender 27 comarcas da região Oeste de Santa Catarina, com abrangência sobre 117 municípios, que perfazem cerca de 1,2 milhão de habitantes.
Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS - 23/04/09