Chapecó terá em abril I Congresso Sulbrasileiro Multiprofissional de Saúde
21 de March de 2007
A Unochapecó e a World Turismo e Eventos lançaram, em 20 de março, o I Congresso Sulbrasileiro Multiprofissional em Saúde, em evento que reuniu profissionais da saúde, professores da Unochapecó e profissionais da imprensa. No lançamento, manifestaram-se pela Unochapecó o reitor Gilberto Agnolin e o diretor do Centro da Saúde, Altamir Dutra. Também destacaram a importância do congresso, o diretor da World Turismo e Eventos, Leandro Marafon, e o secretário Municipal de Saúde, Nédio Conci.
Marcado para ocorrer nos dias 11,12 e 13 de abril, no Parque de Exposições Tancredo Neves, o evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó, da Fundação de Eventos de Chapecó e do Corpo de Bombeiros Militar.
De cunho técnico-científico, na área da saúde, e com foco nos segmentos da Medicina, Nutrição, Enfermagem, Educação Física, Farmácia e Fisioterapia, o I Congresso Sulbrasileiro Multiprofissional em Saúde será integrado pela I Expo Saúde - Feira de Produtos e Serviços para Saúde e pela V Semana Acadêmica do Centro de Ciências da Saúde da Unochapecó.
A promoção tem como objetivo estabelecer espaço de integração, discussão e divulgação entre a universidade, a comunidade e os elementos humanos públicos e empresariais envolvidos com o setor da saúde no Oeste Catarinense e no Sul do país. Discutirá a respeito de novas tecnologias, ações, técnicas e outros temas relacionados à área da saúde e sua abordagem multiprofissional e colherá subsídios para a definição de alternativas ajustadas à realidade de ações multiprofissionais em saúde.
No congresso haverá exposição de equipamentos e serviços, oficinas e palestras sobre temas como captação e transplante de órgãos, células-tronco, dor, segurança alimentar, obesidade e biossegurança. Entre os palestrantes convidados, estão o médico psiquiatra Jairo Bouer, especialista em sexualidade humana e comentarista sobre comportamento do jovem, o velejador Lars Grael, que integrou o Instituto de Desenvolvimento do Esporte e foi secretário nacional de Esportes do governo Fernando Henrique e secretário da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, no governo Geraldo Alckmin, e o médico Fábio Firmbach Pasqualotto, um dos principais pesquisadores do país na área de células-tronco.
Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTbRS4296 - 21/03/07