Compra de vagas nas universidades regionais é opção para ensino superior
04 de December de 2007
A elaboração de um documento para subsidiar os governos estadual e federal quanto à destinação de recursos públicos para a compra de vagas em universidades comunitárias regionais. Esse foi o principal assunto tratado em reunião realizada na Reitoria da Unochapecó nesta quinta-feira, com a presença do deputado Herneus de Nadal, presidente do Fórum Permanente de Interiorização e Expansão do Ensino Superior, instituído na Assembléia Legislativa de Santa Catarina.
O encontro teve a presença do reitor Gilberto Luiz Agnolin, dos vice-reitores Gerson Roberto Röwer e Odilon Luiz Poli, diretores de centro e coordenadores de cursos, de lideranças estudantis e do secretário de Desenvolvimento Regional em Chapecó, Hélio Francisco Dal Piva. Conforme Herneus de Nadal, a finalidade específica do encontro foi de levantar necessidades e sugestões da universidade perante o poder público, para integrar documento a ser elaborado até o final do ano como subsídio a decisões do governo catarinense e que também será remetido ao governo federal.
Para o reitor da Unochapecó, a compra de vagas é uma possibilidade que depende de vontade política. Agnolin avalia que essa opção representa rapidez em resposta às necessidades dos estudantes que se formam no ensino médio e significa valorizar as universidades já instaladas regionais e que suprem com qualidade as necessidades do ensino superior, sem esperar por outras estruturas.
Segundo o secretário Hélio Dal Piva, uma das opções para o maior investimento público nas instituições regionais, e que permitiria a compra de vagas, é a regulamentação do Artigo 171 da Constituição Estadual.
Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTbRS4296 - 12/04/07