Concurso incentiva alunos de Engenharia e Arquitetura a testar resistência do concreto

18 de September de 2008

« »
    Equipe Concrebom-ba primeiro lugar
    Equipe Construindo o Futuro segundo lugar
    Professor Roddny, coordenador de Engenharia Civil

Acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó participaram da quarta edição do Concurso de Resistência de Corpos de Prova. A iniciativa proporciona disputa na área da tecnologia do concreto e testa as habilidades dos competidores no desenvolvimento de corpos de alto desempenho.

Neste ano o concurso teve nove equipes participantes, recebendo prêmios os três grupos com melhor desempenho na avaliação da resistência do concreto produzido. Conforme o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Rodnny Mendoza Fakhye, a importância de uma competição desse tipo está em possibilitar aos alunos, através de uma aplicação prática, a oportunidade de testar os conhecimentos teóricos adquiridos. Especifica que em termos de aprendizado, "significa que o aluno não somente tem que revisar a teoria ministrada nas disciplinas de seu curso, mas é obrigado a pesquisar na literatura técnica informações, métodos e procedimentos que possam fornecer vantagem na competição".

No concurso, os participantes precisavam desenvolver uma dosagem de concreto que obtivesse alta resistência, no mínimo de 50 MPa (Mega Pascal - unidade de medida de resistência). Quatorze dias depois da concretagem, que ocorreu entre 25 e 28 de agosto, os corpos foram rompidos nos últimos dias 10, 11 e 12, no Laboratório de Concreto da Unochapecó.

Os corpos cilíndricos produzidos pelos acadêmicos tinham dimensões de 10cm de diâmetro e 20cm de altura. Para romper o concreto e verificar o índice de resistência, de acordo Rodnny, os corpos de prova foram colocados em uma máquina e pressionados até o rompimento. "Com o concreto rompido anota-se a carga aplicada e obtém-se a resistência", salienta.

Na edição deste ano, três equipes de Engenharia Civil ficaram com os prêmios, em recursos financeiros e brindes da Unochapecó. Na primeira colocação, com 78,69 MPa de resistência, o grupo "Concrebom-ba" recebeu R$ 300,00. A equipe "Construindo o Futuro" atingiu resistência de 67,49 MPa e ficou com o segundo lugar e R$200,00, enquanto com a resistência de 65 MPa o terceiro prêmio, de R$100,00, foi para o grupo "1º já é Nosso".

Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS - Texto: Haline Lapinski - 18/9/08

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.