Congresso de saúde prossegue nesta quinta com 14 palestras
24 de April de 2008
O II Congresso Sulbrasileiro Multiprofissional em Saúde, que ocorre em Chapecó no Parque de Exposições Tancredo Neves, prossegue nesta quinta-feira, 24 de abril, com 14 palestras. Aberto ontem com palestra do conferencista Steven Dubner e seis palestras, o congresso prossegue até sábado.
Iniciativa da Unochapecó e da World Eventos, a promoção é integrada também pelos seguintes eventos: VI Semana Acadêmica do Centro de Ciências da Saúde da Unochapecó, II Fesaúde - Feira de Produtos e Serviços para Saúde, o I Simpósio Regional de Fitoterapia no SUS e Estratégias de Mercado para Plantas Medicinais, I Fórum Regional do Fnepas (Fórum Nacional de Educação das Profissões na Área da Saúde), I Congresso de Atualização em Técnicas Radiológicas e Encontro Multidisciplinar de Atualização em Odontologia.
Os temas desta quinta-feira, pela manhã, à tarde e à noite, são: fitness; diabetes e o exercício; síndrome metabólica e risco cardiovascular; reequilíbrio toráxico abdominal; pirâmide alimentar brasileira, novos conceitos e qualidades de vida; radiologia no bloco cirúrgico; biodisponibilidade de medicamentos; marketing: ética na área da saúde; dor no ombro do atleta na terceira idade; monitoramento microbiológico ambiental; gestão da qualidade em laboratório contemporâneo; saúde e seguridade social; patologia bucal; e tomografia computadorizada no trauma.
Ontem na abertura do congresso, o reitor Odilon Luiz Poli assinalou que o evento é um instrumento para a Unochapecó produzir e transmitir conhecimentos em seu papel como universidade e como instituição comunitária. O presidente da comissão organizadora, professor Clodoaldo de Sá, disse que o congresso representa um compromisso acadêmico-científico. Especificou que estão inscritos mais de 150 trabalhos, além de novos eventos setorizados terem sido incluídos na programação, nas áreas de odontologia, radiologia, fitoterapia e educação das profissões em saúde. Já Leandro Marafon, diretor da World Eventos, afirmou que o congresso é uma iniciativa fora da matriz econômica da região, que proporciona com novos conhecimentos e contribui para consolidar Chapecó como um pólo regional de saúde.
Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS - 24/4/08