Conselho Estadual de Educação aprova Recredenciamento da Unochapecó

Recredenciamento da Unochapecó foi aprovado em sessão plenária do Conselho
    Recredenciamento da Unochapecó foi decidido pelo Conselho Estadual de Educação
    Explanação do reitor Gilberto Agnolin, durante a reunião em Florianópolis

A Universidade Comunitária Regional de Chapecó, criada em agosto de 2002, teve seu processo de recredenciamento aprovado pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina. Essa medida faz parte dos requisitos legais da educação superior e se concretiza num momento em que a instituição comemora seus cinco anos de atividades.

O recredenciamento da Unochapecó foi aprovado em sessão plenária do Conselho nesta terça-feira, em Florianópolis. Numa decisão inédita, a universidade foi recredenciada para um período de 10 anos. A análise do processo foi acompanhada pelo reitor Gilberto Luiz Agnolin, pelos vice-reitores Gerson Roberto Röwer e Odilon Luiz Poli e por representantes dos acadêmicos, docentes e técnicos.

Para o reitor, a aprovação do recredenciamento da Unochapecó é uma mostra de que o projeto, proposto há mais de cinco anos e desenvolvido pela instituição, apresenta credibilidade e tem respeito em seu espaço de atuação regional, além de reconhecimento no âmbito estadual e nacional. "A medida do Conselho Estadual de Educação de recredenciar a Unochapecó demonstra que a proposição de seu projeto foi acertada e que no período de cinco anos foi se consolidando e tem um alto grau de confiança", avalia Agnolin. Acrescenta que o recredenciamento é uma chancela do Conselho Estadual de Educação, como organismo normativo, consultivo e de assessoramento em matérias relacionadas ao ensino em Santa Catarina, "e também indica uma trajetória consistente reconhecida pela comunidade, graças ao trabalho de todos os envolvidos nas ações da Unochapecó".

Para assinar a resolução que recredencia a Unochapecó até 2017, o presidente do Conselho Estadual de Educação, professor Adélcio Machado dos Santos, estará em Chapecó na próxima terça-feira, 28 de agosto. Essa resolução será, depois, homologada através de decreto do governador do Estado.

O processo de recredenciamento foi entregue pela Reitoria da Unochapecó ao presidente do Conselho Estadual de Educação em 9 de maio. Já nos dias 30 e 31 de julho esteve em Chapecó uma comissão de avaliação nomeada pelo Conselho e integrada pelos professores doutores Ivo Marcos Theiss, Maurício Fernandes Pereira e Wilson Schuelter, que emitiu parecer para ser analisado pelo plenário do organismo.

A Unochapecó possui hoje 41 cursos de graduação e 37 de pós-graduação, totalizando 8.200 alunos. Na pesquisa, conta com 47 grupos cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e que desenvolvem 186 projetos. Na extensão, conta com 18 programas permanentes, que abrigam 70 projetos em diversos segmentos da sociedade, atendendo em torno de 80 mil pessoas por ano. O corpo docente, na titulação, mantém 60% de seus professores com mestrado e doutorado, e no quesito regime de trabalho mais de 40% com tempo integral e 20% com tempo parcial.

Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTbRS4296 - 21/08/06

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.