Cooperação tecnológica aproxima Unochapecó e Coopercentral

06 de May de 2009

« »

Aproximar a universidade do setor produtivo representa uma evolução e com essa aproximação os dois segmentos ganham eficiência e melhoram a vida de todos ao redor. Essa afirmação foi feita pelo reitor da Unochapecó, professor Odilon Luiz Poli, na assinatura, nesta sexta-feira, 5 de junho, de convênio de cooperação científica e tecnológica entre a universidade e a Coopercentral/Aurora. Já o presidente da cooperativa, Mário Lanznaster, afirmou que esse tipo de iniciativa é importante para que não exista distanciamento e para que a evolução seja constante.

O termo de convênio foi assinado pelos dois dirigentes e objetiva o desenvolvimento e difusão de tecnologia, conjuntamente. Com prazo inicial de vigência de dois anos, o documento inclui cláusulas relativas a compromissos, operacionalização, sigilo, divulgação técnica ou científica e propriedade intelectual. Também oportuniza desenvolver projetos e atividades voltadas para o treinamento de recursos humanos, editoração, publicação e o planejamento e desenvolvimento institucional abrangendo as áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Atualmente a Unochapecó e a Coopercentral desenvolvem um trabalho conjunto no âmbito tecnológico, que será implementado com o novo termo de convênio. Através dessa atuação, o Setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Aurora e o curso de Engenharia de Alimentos da Unochapecó realizam pesquisa voltada para o desenvolvimento do processo de desidratação de tripas suínas.

Pela sistemática osmótica com sal, e conciliando instrumentação e desenvolvimento de softwares para comunicação com equipamentos laboratoriais, os resultados já são animadores para o beneficiamento da tripa de suínos, o aumento da eficiência do processo, a redução do tempo e a adequação do custo.

Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS - 5/06/09

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.