Criado em fevereiro de 1998, o curso de Engenharia Química da Unochapecó desenvolveu nestes 11 anos uma trajetória de evolução e hoje coloca-se entre os melhores do país. Essa posição é indicada pelos conceitos obtidos no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), divulgados pelo Ministério da Educação, com base nos dados de 2008.
O curso ministrado pela Unochapecó destacou-se com nota quatro e 335 pontos, índice que o coloca entre os que apresentam maior qualidade de aprendizagem no país. Em um dos índices utilizados para formar o conceito do Enade, o IDD, o curso de Engenharia Química ministrado em Chapecó foi o único dessa graduação no país a alcançar a nota 5, que é a máxima. No Estado, o curso da Unochapecó está em posição equivalente ao da Universidade Federal de Santa Catarina, que obteve conceito 4 e 365 pontos.
O Enade avalia o rendimento dos alunos ingressantes e concluintes. Envolve o conceito Enade, o conceito IDD, que mostra o quanto a instituição agregou ao aluno, o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que reúne o conceito Enade, o IDD, a titulação dos professores e a infraestrutura, e o CPC Contínuo, com o somatório de pontos.
Com sete turmas formadas, num total de 88 engenheiros químicos no mercado de trabalho, o curso da Unochapecó é um dos seis existentes em Santa Catarina, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville e Tubarão. Apresenta como principais propostas em seu projeto pedagógico preparar profissionais capazes de desempenhar atividades nas indústrias do ramo e integrar grupos de pesquisadores, desenvolvendo projetos e processos produtivos a partir das características específicas de qualidade dos produtos, para a otimização dos recursos e o aumento da produtividade. A formação profissional que proporciona - eclética e humanística - está embasada em conhecimentos matemáticos e de processos químicos.
"O diferencial é que o curso, com disciplinas que tratam da formação humanística, social e técnica, se baseia em formar um profissional cidadão, preocupado com a realidade da região onde está inserido e com maior inserção na indústria de alimentos, que tem muita força na região, sem perder a formação generalista", afirma o coordenador, professor Murilo Cesar Costelli. Para ele, um bom curso tem sua base construída em boa estrutura física e num corpo docente capacitado e comprometido com o que faz.
Trabalho qualitativo
O coordenador destaca a importância de "professores que sabem de sua responsabilidade como educadores e formadores de profissionais, mostrando para os alunos que quanto mais eles forem exigidos na universidade melhores serão suas respostas fora dela". Para o professor Murilo, isso ocorre quando o trabalho desenvolvido no curso é "qualitativo, antes que quantitativo". Em sua opinião, o resultado obtido na avaliação do Enade mostra "o quanto é importante o comprometimento do corpo docente, que não abre mão do nível de exigência, e a dedicação dos alunos, indicando que aceitam o desafio de concluir um curso tão difícil, apesar de todas as dificuldades que encontram".
Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS - 22/09/09
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