Dirigentes da Unochapecó reúnem-se com Fritsch e João Rodrigues

« »
    Reunião com candidato José Fritsch
    Encontro com candidato João Rodrigues

A Reitoria da Unochapecó concluiu na manhã desta sexta-feira as reuniões com os quatro candidatos a prefeito de Chapecó. Os encontros foram com o candidato José Fritsch, do PT/Coligação "Com a Força do Povo" e com João Rodrigues, do DEM/Coligação "Juntos por Chapecó".

Acompanhado dos vice-reitores Cláudio Jacoski, Maria Luiza Lajús e Sady Mazzioni, o reitor Odilon Luiz Poli disse do interesse em estabelecer diálogo com os candidatos, especialmente diante da origem municipal da Unochapecó, através de sua mantenedora Fundeste. O reitor lembrou do destaque da universidade no ranking do MEC, como segunda entre as instituições da Acafe e a quarta entre as universidades catarinenses, e afirmou que deve ser reconhecido o caráter público da instituição, inclusive diante das ações na comunidade.

Quanto às reivindicações, foi entregue documento referente à reedição de lei municipal para retenção do Imposto de Renda na fonte e utilização de 100% dos recursos para investimento diretamente na universidade e para que seja doada área de 91 mil metros quadrados, próximo ao campus, para a construção de parque ecológico e benfeitorias de lazer. Outras solicitações são relacionadas à pavimentação de acesso alternativo à universidade e a instalação de terminal de ônibus urbanos, nas proximidades do campus. O documento reivindica o uso compartilhado do Complexo Esportivo Verdão e a construção de um parque tecnológico.

Respostas dos candidatos

José Fritsch, acompanhado do candidato a vice-prefeito, Altair Silva, discorreu sobre os pedidos da instituição e disse que seu plano defende mais incentivo e investimento na Unochapecó. Disse concordar com o uso dos recursos da retenção do Imposto de Renda para investimentos no patrimônio da universidade e anunciou a construção de terminais de integração dos ônibus urbanos, um deles no Bairro Efapi.

Sobre implantação de um pólo tecnológico no município, destacou sua proposta para a criação de um distrito de alta tecnologia e inovação e a valorização das instituições de ensino superior. Também disse apoiar a instalação de parque ecológico e de lazer na área reivindicada pela universidade e afirmou da possibilidade de utilização conjunta do Complexo Verdão. Fritsch defendeu, ainda, maior apoio de integrantes do governo federal para as necessidades da Unochapecó.

O candidato João Rodrigues, em resposta aos pedidos da Unochapecó, indicou a disposição de deixar a totalidade dos recursos do Imposto de Renda para investimento na própria universidade, e não mais em parte para construção de unidades de saúde. Sobre o acesso alternativo, disse que já foi iniciado através do Clube Caça e Pesca e quanto à área para o parque ecológico próximo ao campus, afirmou que estudará para ver a forma legal de encaminhamento.

Quanto ao terminal urbano nas proximidades do campus, indicou a possibilidade de construção pelas empresas de ônibus ou pela própria universidade, com salas comerciais para locação, próximo ao campus. Em relação ao parque tecnológico, informou da possibilidade de ocupação de área junto ao distrito industrial Flávio Baldissera, e sobre o Complexo Verdão, garantiu o interesse na parceria. João Rodrigues também especificou que as demais indicações da Unochapecó serão analisadas para que, se reeleito, haja a continuidade de parcerias conjuntas já em andamento.

Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS - 12/9/08

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.