Doação de sangue: Unochapecó realiza campanha

08 de November de 2008

« »

Alunos, docentes e técnicos-administrativos da Unochapecó participam nesta semana do programa Universitário Solidário Doa Sangue. Com início nesta segunda-feira, 11 de agosto, a iniciativa ocorre em sua 15ª edição e será encerrada na quinta-feira, dia 14. Em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), e com o apoio do DCE e da Fundação Aury Luiz Bodanese, atenderá necessidades de pacientes em 47 hospitais da região, que atuam diretamente para 80 municípios, entre Dionísio Cerqueira e Ponte Serrada.

Para a coleta de sangue foi montado um posto no primeiro piso do bloco G, conforme cronograma de horários. Todas as noites os pontos de coleta podem ser procurados a partir das 19h. À tarde, com início às 14h, a coleta foi programada para o primeiro dia (segunda, dia 11) e para quarta-feira, dia 13, e pela manhã, a partir das 8h, será realizada na terça e na quinta, dias 12 e 14.

Depois de coletado, e após a análise e classificação, o sangue fica disponibilizado no Hemosc para suprir as necessidades dos hospitais de Chapecó e região. Cada bolsa de sangue recolhida de um doador pode beneficiar até três pacientes, pois o material coletado é fracionado em hemácias, plasma e plaquetas.

Para doar sangue o voluntário deve ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em bom estado geral de saúde, estar bem alimentado, ter tido boa noite de sono e apresentar documento de identificação. Quem ingeriu bebida alcoólica 12 horas antes da coleta, fumou duas horas antes ou teve hepatite "B" ou "C" não pode doar sangue.

Hugo Paulo de Oliveira - Jornalista/MTb4296RS

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.