Dois projetos de extensão da Unochapecó atendem mais de 7 mil pessoas
03 de August de 2007
Dois projetos da Unochapecó, inseridos em um de seus 17 programas de extensão, realizaram 7,7 mil atendimentos de pessoas em 2006, conforme balanço da Vice-reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação. A Clínica Escola de Psicologia e o Escritório Sócio-jurídico integram o Centro de Atendimento à Comunidade, programa de extensão que faz a prestação de serviços gratuitos nas áreas do Direito, Serviço Social e Psicologia à população de baixa renda nas comarcas de Chapecó e de Xaxim.
O Escritório Sócio-jurídico atendeu um total de 6.299 pessoas em 2006, através de suas práticas e da atenção a famílias de baixa renda como atividade de extensão universitária. Esse atendimento envolveu em Chapecó 5.012 pessoas na área do Direito e 595 em Serviço Social. Em Xaxim foram atendidas 503 pessoas na área do Direito e 189 em Serviço Social. Além de beneficiar com serviços a comunidade, o Escritório Sócio-jurídico da Unochapecó tem a finalidade de proporcionar estágio supervisionado aos alunos de Direito, Serviço Social e Psicologia, com articulação do ensino, pesquisa e extensão.
O Escritório Sócio-jurídico foi criado em 1992 em Chapecó e sua implantação em Xaxim ocorreu em 1999. Através de suas ações, os acadêmicos dos cursos envolvidos, sob a supervisão de profissionais/professores, atendem pessoas com renda de até três salários mínimos com necessidades nas áreas jurídica, social e psicológica.
Clínica Escola
A Clínica Escola de Psicologia, em seu compromisso social, proporciona estágio aos acadêmicos, atividades de extensão comunitária e assistência psicológica através de atendimento psicoterápico gratuito à população economicamente carente. Atua também em projetos na área da Psicologia, através de convênios com instituições municipais e realiza práticas psicológicas, com ênfase no atendimento de pessoas de diferentes faixas etárias e em diferentes modalidades, como psicoterapia individual e familiar de casal e de grupo. Faz, ainda, outras intervenções, como triagem e avaliação psicológica.
Em seus trabalhos no último ano, a Clínica Escola de Psicologia da Unochapecó atendeu 1.425 pessoas. Os atendimentos são realizados por acadêmicos de Psicologia, supervisionados por docentes do curso. O público atendido compreende pessoas que possuem renda familiar de até três salários mínimos, comprovados por declaração de rendimentos ou folha de pagamento original.
Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTbRS4296 - 8/03/07