Dois projetos de extensão da Unochapecó atendem mais de 7 mil pessoas

03 de August de 2007

« »

Dois projetos da Unochapecó, inseridos em um de seus 17 programas de extensão, realizaram 7,7 mil atendimentos de pessoas em 2006, conforme balanço da Vice-reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação. A Clínica Escola de Psicologia e o Escritório Sócio-jurídico integram o Centro de Atendimento à Comunidade, programa de extensão que faz a prestação de serviços gratuitos nas áreas do Direito, Serviço Social e Psicologia à população de baixa renda nas comarcas de Chapecó e de Xaxim.

O Escritório Sócio-jurídico atendeu um total de 6.299 pessoas em 2006, através de suas práticas e da atenção a famílias de baixa renda como atividade de extensão universitária. Esse atendimento envolveu em Chapecó 5.012 pessoas na área do Direito e 595 em Serviço Social. Em Xaxim foram atendidas 503 pessoas na área do Direito e 189 em Serviço Social. Além de beneficiar com serviços a comunidade, o Escritório Sócio-jurídico da Unochapecó tem a finalidade de proporcionar estágio supervisionado aos alunos de Direito, Serviço Social e Psicologia, com articulação do ensino, pesquisa e extensão.

O Escritório Sócio-jurídico foi criado em 1992 em Chapecó e sua implantação em Xaxim ocorreu em 1999. Através de suas ações, os acadêmicos dos cursos envolvidos, sob a supervisão de profissionais/professores, atendem pessoas com renda de até três salários mínimos com necessidades nas áreas jurídica, social e psicológica.

Clínica Escola

A Clínica Escola de Psicologia, em seu compromisso social, proporciona estágio aos acadêmicos, atividades de extensão comunitária e assistência psicológica através de atendimento psicoterápico gratuito à população economicamente carente. Atua também em projetos na área da Psicologia, através de convênios com instituições municipais e realiza práticas psicológicas, com ênfase no atendimento de pessoas de diferentes faixas etárias e em diferentes modalidades, como psicoterapia individual e familiar de casal e de grupo. Faz, ainda, outras intervenções, como triagem e avaliação psicológica.

Em seus trabalhos no último ano, a Clínica Escola de Psicologia da Unochapecó atendeu 1.425 pessoas. Os atendimentos são realizados por acadêmicos de Psicologia, supervisionados por docentes do curso. O público atendido compreende pessoas que possuem renda familiar de até três salários mínimos, comprovados por declaração de rendimentos ou folha de pagamento original.

Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTbRS4296 - 8/03/07

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.