Exposição apresenta as etnias que colonizaram a região Oeste

11 de January de 2007

« »

Define-se cultura como as diversas formas de expressão desenvolvidas pelo homem no decorrer da história. A linguagem, as tradições, as danças, a gastronomia, o artesanato, a música, as crendices, a língua, as pinturas, a literatura, entre vários outros aspectos, marcam determinados grupos sociais. A região Oeste de Santa Catarina, durante o processo de formação, acolheu diversas etnias que, juntas, colaboraram com seus respectivos modos de expressão para o desenvolvimento e a constituição da região. Com o objetivo de promover o conhecimento e a valorização da diversidade étnico-cultural que caracteriza a região, o curso de história da Unochapecó realiza, a partir desta segunda-feira, 5 de novembro, até o dia 9, a exposição "Gente da Terra".

O programa do evento, no Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom/Unochapecó), no segundo piso da Estação Rodoviária de Chapecó, consta de vídeos, banners e objetos dos seguintes dos grupos étnicos responsáveis pela colonização do Oeste Catarinense - alemães, afro-descendentes, caboclos, indígenas Kaigang e Guarani, italianos e poloneses. A programação prevê, ainda, oficinas, palestras e atividades de educação patrimonial, para possibilitar a interatividade entre os visitantes e as etnias. As atividades mostradas incluem desde danças típicas até pinturas rupestres em pedras. "Nossa meta é unir arte com a valorização da diversidade étnica da região", explica a professora Hilda Beatriz Dmitruk, coordenadora do curso de História e organizadora do evento.

A exposição abre das 8 às 12h, das 13h30 às 17h e das 19h às 22h.  As visitas de alunos do ensino médio devem ser agendadas com antecedência e para o público geral o acesso à exposição pode ser feito sem agendamento, de forma gratuita para todos. A exposição, para a faixa etária a partir de 14 anos, estará aberta nos períodos diurno, vespertino e noturno. As explanações e explicações sobre o acervo serão feitas por professores e alunos do curso de História da Unochapecó.

Estruturada para ter caráter itinerante, a exposição deverá ocorrer também em outros espaços museológicos da região, como nas cidades de Pinhalzinho e de Quilombo. Para o agendamento, deve ser mantido contato pelo fone: (49) 3321-8010 ou pelo e-mail lhepa@unochapeco.edu.br

Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTbRS4296 - Texto: Anderson Favero

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.