Exposição de arqueologia é exibida em municípios da região

16 de May de 2008

« »
    Professores visitam a exposição em Pinhalzinho.
    Alunos das séries iniciais visitam a exposição em Xavantina.
  O projeto de extensão "Histórias da pré-história: educação patrimonial entre os Vales dos rios Chapecó e Irani", foi aprovado pelo FAPEX - Fundo de Apoio a Pesquisa e Extensão. O projeto é coordenado pela Técnica em Arqueologia Mirian Carbonera, tem como bolsista a acadêmica de História Enelice Pansera, e conta também com Denise Argenta, Técnica em Educação Patrimonial do CEOM. O projeto resultou na exposição itinerante denominada "Pré-história nos Vales dos Rios Irani e Chapecó", que tem por objetivo divulgar a ciência arqueológica e socializar o conhecimento produzido a partir das pesquisas arqueológicas desenvolvidas pela Empresa Scientia Consultoria Científica, nas áreas atingidas pelas obras de impacto ambiental: UHE Quebra-Queixo, Linha de Transmissão Quebra- Queixo a Pinhalzinho e Pequenas Centrais Hidrelétricas-PCHs Plano Alto e Alto Irani. Todo o acervo resultante dessas pesquisas encontra-se sob guarda do Núcleo de Estudos Etnológicos e Arqueológicos-NEEA/CEOM. A exposição conta com objetos arqueológicos, mapas, imagens fotográficas e textos, que trazem um pouco da história dos antigos moradores dessa região. A cultura material exposta, foi recuperada dos 64 sítios arqueológicos registrados e refere-se especialmente a Tradição Taquara, prováveis antepassados dos grupos Kaingang. Durante o ano de 2008, a exposição será exibida nos municípios que foram atingidos pelos empreendimentos, sendo eles: Xavantina, Pinhalzinho, Arvoredo, Marema, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, União do Oeste, Ipuaçu, São Domingos, Quilombo e Xaxim. Além da exposição, é feita uma palestra sobre a temática. Aproximar a população local com o patrimônio arqueológico, é uma forma de conhecer nossa história e contribuir na preservação desses registros para as gerações futuras.
Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.