Exposição Itinerante de Arqueologia continua em cartaz

25 de March de 2009

« »
    Visita de alunos na exposição em Ipuaçú.
    Visita de alunos na exposição em Xaxim.
O projeto de extensão "Histórias da pré-história: educação patrimonial entre os Vales dos rios Chapecó e Irani", teve sua proposta renovada pelo FAPEX - Fundo de Apoio a Pesquisa e Extensão, da UNOCHAPECÓ e continuará a ser desenvolvido durante o ano de 2009.  Coordenado pela Técnica em Arqueologia Mirian Carbonera, tem como bolsista a acadêmica de História Kamila Zanrosso, e conta também com a colaboração Denise Argenta, Técnica em Educação Patrimonial do CEOM. Desse projeto resultou a exposição itinerante "Pré-história nos Vales dos Rios Irani e Chapecó", que tem por objetivo divulgar a ciência arqueológica e socializar o conhecimento produzido, a partir das pesquisas arqueológicas desenvolvidas pela Empresa Scientia Consultoria Científica, às margens dos rios Irani e Chapecó. A exposição conta com objetos arqueológicos, mapas, imagens fotográficas e textos, que trazem um pouco da história dos antigos moradores dessa região. A cultura material exposta, foi recuperada dos 64 sítios arqueológicos registrados e refere-se, especialmente, a Tradição Taquara, prováveis antepassados dos grupos Kaingang. Durante o ano de 2008, a exposição foi exibida nos seguintes municípios: Xavantina, Pinhalzinho, Arvoredo, Marema, Entre Rios, União do Oeste, Ipuaçu, São Domingos, Quilombo e Xaxim. Recebeu quase 4 mil visitantes, em grande parte alunos de diferentes níveis de ensino. Em 2009, a exposição estará em exibição em municípios ainda não alcançados na primeira etapa, na região Oeste de Santa Catarina. Aproximar a população local do patrimônio arqueológico é uma forma de conhecer nossa história e contribuir na preservação desses registros para as gerações futuras.
Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.