Atuar dentro de estreito relacionamento com os segmentos da comunidade tem sido prática no cotidiano da Unochapecó. Nessa ação, a universidade desenvolve programas e projetos de extensão e eventos, que em 2008 atenderam 75.575 pessoas, incluindo crianças, adolescentes, jovens e adultos de Chapecó e região e 27 entidades.
Conforme dados da Vice-reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação, através da Coordenadoria de Extensão, as principais ações ocorreram nas áreas jurídica e de assistência social, no incentivo ao esporte, na preservação do meio ambiente, nos cuidados com a saúde e o lazer, em palestras e em atividades culturais.
O levantamento das ações realizadas envolve os programas: Ação e Cidadania; Apoio a Ações Comunitárias; Apoio a Processos Participativos de Desenvolvimento Local; Centro de Atendimento à Comunidade; Espécies Vegetais e Preservação do Meio Ambiente; Esporte e Emancipação; Estudos e Assessorias em Educação; Grupo de Trabalho em Agroecologia; Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares; Incubadora Tecnológica da Unochapecó; Participação Popular no Espaço de Poder Local; Programa de Atenção Integral à Criança; e Programa de Autonomia do Idoso. Também inclui ações do projeto Vivências na Universidade, do Literatório, do Coral Universitário e do Serviço de Mediação Familiar.
Balanço e principais números
Conforme o vice-reitor Claudio Alcides Jacoski, todas as ações de extensão integram o balanço social que será publicado pela Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), mantenedora da Unochapecó. Esse balanço, explica o dirigente, apresenta anualmente o relato das atividades nas áreas de ensino, da pesquisa e das ações comunitárias desenvolvidas através da extensão. Jacoski lembra que a Unochapecó tem o reconhecimento da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) como "Instituição Socialmente Responsável".
Das atividades desenvolvidas na comunidade pela Unochapecó, algumas se destacam pelo número de participantes, entre elas o Literatório, que teve em 2008 atuação junto a 35.293 pessoas, em atividades como "Histórias no Hospital: Uma Injeção de Alegria" e "Leitura & Cidadania". Outros programas e projetos com volume significativo de participações de pessoas foram: Programa Espécies Vegetais e Preservação do Meio Ambiente - 13.548; Centro de Atendimento à Comunidade - 9.146; Coral Unochapecó - 5.980; e Programa de Apoio a Ações Comunitárias - 5.669.
Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS - 18/03/09
Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em
contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.