Festa do Livro promove três lançamentos
14 de August de 2007
A 10ª Festa do Livro, que ocorre desta quarta-feira até sexta-feira em Chapecó, tem em sua programação o lançamento de três livros. A promoção é da Argos Editora Universitária, que promove o evento juntamente com o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom). A Festa do Livro, realizada na sede do Ceom, no segundo piso da Estação Rodoviária de Chapecó, faz parte da comemoração dos cinco anos da Unochapecó. e dos 15 anos da editora
Para esta quarta-feira, às 19h30, está programada a apresentação de "Leituras do Presente", do professor da Unochapecó Valdir Prigol, que também é doutor em Literatura. O livro faz uma reflexão sobre o jornalismo cultural, apresentando uma questão fundamental para entender as últimas décadas, que é a troca de um projeto de futuro para uma reiterada presença do passado no presente. Nesse sentido, a análise foca o suplemento cultural Mais!, da Folha de São Paulo, e destaca que "o excesso de memória aparece através de um mecanismo específico, a comemoração"
Na quinta-feira, também às 19h30, serão lançadas duas obras. Uma delas é o livro "Cooperativa de Crédito Rural", de autoria de Fábio Búrigo, que discute o papel das cooperativas de crédito no processo de desenvolvimento rural. Relata a história dos últimos 40 anos, quando a agricultura de diversos países passou pelo processo de modernização, sem que isso representasse saltos significativos na qualidade de vida dos homens e das mulheres do campo. O autor proporciona aos leitores análise sobre o cooperativismo de crédito, com ênfase nos sistemas em operação no Sul do Brasil. Fábio Búrigo é doutor em Sociologia Política, consultor do Ministério de Desenvolvimento Agrário e pesquisador independente.
"Infância, Educação e MST" é o tema de outro livro que será lançado na quinta-feira, de Deise Arenhart e que trata sobre um tema que interessa aos que pesquisam e atuam na educação infantil e aos que agem para mudar o quadro da infância no Brasil. O livro debate a educação infantil no meio rural, especialmente sobre a infância no interior de um movimento social como o MST. Deise Arenhart é especialista em Educação Física Escolar e mestre em Educação e integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância, da Universidade Federal de Santa Catarina.
Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTbRS4296 - 14/08/07