Formada primeira turma de agentes para o desenvolvimento regional

26 de November de 2007

« »

Os primeiros agentes de desenvolvimento regional formados pela Unochapecó receberam seus certificados em solenidade que contou com a presença do governador Luiz Henrique da Silveira, deputados estaduais e federais, dirigentes da universidade, prefeitos e outras autoridades e lideranças. A formatura dos profissionais é resultado do curso de Formação de Agentes para o Desenvolvimento Regional, que integra o Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional. Pioneiro na educação superior brasileira, com ações direcionadas para influenciar estrategicamente no desenvolvimento regional, esse programa é realizado conjuntamente entre a Unochapecó, a Universidade do Oeste (Unoesc) e a Universidade do Contestado (UnC) e o governo do Estado, através da Secretaria da Educação e das secretarias de Desenvolvimento Regional.

Um total de 152 universitários encontram-se agora aptos profissionalmente a atuar em iniciativas dirigidas ao desenvolvimento regional. Além de seus cursos superiores de graduação, eles realizaram o curso seqüencial no período de três anos e elaboraram projetos de conclusão com temas dirigidos para fortalecer a política de desenvolvimento socioeconômico regional.

Na formatura, o governador destacou a qualidade dos projetos de conclusão de cursos apresentados e a relevância das propostas neles inseridas. Luiz Henrique enfatizou a importância da formação profissional específica e reafirmou que a partir de 2009 todos os gerentes das secretarias regionais deverão ter o curso de agente de desenvolvimento regional. "Nenhum município poderá prosperar adequadamente se não o fizer dentro de um território de desenvolvimento, integrado aos demais municípios que lhe fazem divisa territorial ou lhe são vizinhos", salientou o chefe do Executivo Estadual, que na formatura recebeu 64 projetos.

O reitor da Unochapecó salientou a participação direta do governador na implementação do programa e na viabilização do curso. Ao avaliar que o projeto piloto do programa foi realizado com amplo sucesso, o professor Gilberto Luiz Agnolin disse que o investimento de recursos públicos em iniciativas como essa contribui com a inclusão social e o desenvolvimento regional.

Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS - 26/11/07

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.