Gincana Universitária, que substitui trotes, termina neste sábado

13 de March de 2009

« »

Trinta e cinco equipes, com 947 integrantes, encerram neste sábado, 14 de março, com passeio ciclístico, a VII Gincana Universitária organizada pela Unochapecó. Essa promoção, que ocorre como uma das alternativas para os tradicionais trotes de início de aulas, objetiva integrar os novos alunos e promover conhecimentos. Dessa forma, a cada edição é escolhido um tema, e a atual programação trata sobre cultura.

Aberta na última terça-feira, dia 10, a gincana constou de uma série de tarefas. Das 31 equipes inscritas, 312 participantes são de cursos do período matutino e de 635 do período noturno. Segundo a presidente comissão organizadora, Daliane Anziliero, as tarefas realizadas pontuavam de cinco a 15 pontos e houve atividades como cabo de guerra, livro recorde e sessão de cinema. As tarefas foram realizadas por alunos e professores, pois cada turma teve definido um professor para acompanhar.

Neste sábado, às 15h, será realizada a última tarefa, que consta do passeio ciclístico, do qual podem participar calouros, veteranos, professores, técnicos administrativos e outros interessados da comunidade. A organização é da Unochapecó, Fundação Municipal de Desporto e Associação de Pais e Amigos do Ciclismo de Chapecó (Apaci). O local definido para o início é a Praça Coronel Bertaso, local onde também haverá Rua de Lazer, o programa Pedagogia na Rua e mateada, além do sorteio de brindes e, no final, a divulgação do resultado da 7ª Gincana Universitária. Os prêmios serão: primeiro lugar - auxilio financeiro de R$ 1,5 mil, para viagem de estudos; segundo lugar - auxilio de R$ 1 mil, para viagem; terceiro lugar - jantar num restaurante; quarto lugar - entradas para o cinema, com pipoca, para cada integrante; e quinto lugar - coffee-break no restaurante do campus.

Recepção sem trotes

Além da Gincana Universitária, como atividades para receber o novo aluno, de forma a eliminar trotes violentos e vexatórios, a Unochapecó realizou a campanha Universitário Solidário Doa Sangue, de 16 a 20 de fevereiro, que bateu o recorde de coleta de 323 bolsas. De 9 a 17 de fevereiro ocorreu o Projeto Metamorfose, para a acolhida ao calouro e sua integração à vida acadêmica. Foi realizado, ainda, o "Passeio Orientado", para a localização dos acadêmicos no espaço da universidade. Os calouros também plantaram uma árvore, como ato simbólico do início na universidade e os sensibiliza quanto ao meio ambiente e à preservação dos recursos naturais.

Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS - 13/03/09

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.