Jogos da Juventude Italiana discutidos na Unochapecó

17 de May de 2007

« »
    Príncipe Italiano foi recebido na Unochapecó

A possibilidade da Unochapecó apoiar a realização dos Jogos da Juventude Italiana 2008 foi o tema principal de encontro mantido na instituição, por representantes da organização do evento e da Prefeitura Municipal de Chapecó. Esses jogos acontecem há 15 anos no Brasil, patrocinados pelo governo da Itália, que preocupado em resgatar a cidadania dos jovens de descendência italiana anualmente realiza a promoção para fortalecer os elos entre o povo italiano.

As eliminatórias da competição acontecem cada ano em uma cidade e Chapecó poderá sediar a fase nacional de 2008. Para discutir essa possibilidade e conhecer a estrutura do município, estiveram na cidade o príncipe Constantino Ruspoli e o delegado do Comitê Olímpico Nacional da Itália no Brasil, o jornalista italiano Alfredo Apicella. Com a finalidade de expor o projeto e solicitar o apoio da Unochapecó, eles visitaram a instituição, acompanhados pelo prefeito em exercício Élio Francisco Cella. Foram recebidos pela vice-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação, Maria Assunta Busato, pelo vice-reitor de Administração em exercício, Paulo Pit, pela coordenadora de comunicação Juceli Morello Lovatto e pelo coordenador do curso de Educação Física, Clodoaldo de Sá.

Da universidade, o príncipe Constantino, após conhecer o campus e ser informado de projetos sociais desenvolvidos na área do esporte, solicitou o apoio para a fase nacional dos jogos em 2008, caso a decisão seja pela realização em Chapecó. Ele explicou que há essa possibilidade, e de outros projetos para a região Oeste, em decorrência do grande número de descendentes italianos. Nesse sentido, explicou que a prefeitura está fazendo esforços para Chapecó ser a sede e que os organizadores contam com o apoio da universidade. A vice-reitora Maria Assunta colocou a Unochapecó a disposição para o apoio que se tornar necessário, especialmente do curso de Educação Física.

Além de tratar sobre os Jogos da Juventude Italiana 2008, o príncipe Constantino Ruspoli, integrante da família real italiana, discutiu outros assuntos em Chapecó, como a instalação de um empreendimento industrial na área vinícola.

Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTbRS4296 - 17/05/07

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.