Laboratórios da Unochapecó serão utilizados para combater crimes

15 de April de 2009

« »

Termos de cooperação técnica firmados pelo Ministério Público de Santa Catarina, Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão e 11 universidades do Estado objetivam combater a prática de crime ambiental contra os recursos hídricos. A Unochapecó está entre as universidades conveniadas e nesta terça-feira, dia 14, realizou um seminário de capacitação para policiais militares ambientais dos batalhões de Chapecó e de São Miguel do Oeste.

Essa capacitação realizada na Unochapecó faz parte de uma série de seminários, que tiveram inicio no dia 1º deste mês em Florianópolis. Esses eventos visam capacitar os policiais militares ambientais para fazer a coleta, armazenamento e transporte de água para análise em caso de investigação de crimes ambientais contra os recursos hídricos. Durante o evento, que foi ministrado por técnico do Instituto Geral de Perícias, além das explicações sobre como captar amostras de água para as análises, os policiais conheceram os laboratórios da Unochapecó que estão envolvidos no projeto.

O coordenador desse projeto na Unochapecó é o professor Jorge Luis Mattias, com a participação da técnica Tânia Cunha, do Centro de Ciências Agro-ambientais e de Alimentos, que também fizeram explanações no seminário. Segundo Tânia, os laboratórios que serão utilizados para as análises são os de Química, de Análise Instrumental e de Microbiologia. Os policiais, além de coletar, levarão as amostras de água para a universidade, que conta com toda a estrutura necessária para a análise e para colaborar nas investigações contra os crimes ambientais contra os recursos hídricos, ou cursos d´água.

Os convênios, assinados em setembro do ano passado, possibilitam que as universidades façam a análise laboratorial de águas em todo o Estado e emitam laudos técnicos na área ambiental, em complementação ao trabalho dos órgãos oficiais, para embasar inquéritos civis, procedimentos administrativos preliminares, inquéritos policiais e termos circunstanciados. Já a Secretaria de Segurança Pública, através da Polícia Militar Ambiental, tem a responsabilidade de fazer a coleta da água que será analisada nos laboratórios das universidades.

Conforme o vice-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação da Unochapecó, Claudio Alcides Jacoski, inicialmente o Ministério Público de Santa Catarina manteve contato com a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), para ver quais instituições possuíam capacidade para atuar no programa e a Unochapecó foi uma daquelas que disponibilizaram a estrutura compatível.

Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS - 14/04/09

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.