Lançado na Efapi o projeto para Parque Científico e Tecnológico

15 de October de 2009

« »
    Dirigentes da universidade e autoridades, no lançamento
    Prefeito Municipal de Chapecó, João Rodrigues e Reitor da Unochapecó, Odilon Luiz Poli
O projeto para construção do Parque Científico e Tecnológico de Chapecó foi lançado na Efapi 2009, numa iniciativa conjunta da Universidade Comunitária da Região de Chapecó e da Prefeitura Municipal de Chapecó. O lançamento reuniu dirigentes da universidade, autoridades e lideranças do município e constou de manifestações e da apresentação da maquete do futuro parque.

A finalidade do parque, como instrumento de alto padrão de desenvolvimento sustentável econômico e social, está voltada para absorver empreendimentos orientados para o conhecimento, como plataformas de ciência, tecnologia e informação e empresas inovadoras. A implantação desse parque é um dos esforços que a Unochapecó desenvolve, e nesse sentido o assunto foi discutido em março no I Seminário Sul Brasileiro de Inovação e Transferência Tecnológica, realizado pela instituição.

Instalar um parque tecnológico foi uma das propostas que a Unochapecó apresentou, na última eleição municipal, aos quatro candidatos a prefeito. Diante da relevância para o município e região, como catalisador dos demais setores da economia, a proposta foi implementada para integrar, em um local físico com suporte às interrelações, a pesquisa científica-tecnológica, negócios/empresas e organizações governamentais de tecnologia.

As obras do parque estão orçadas na ordem de R$ 2,5 milhões. A prefeitura de Chapecó cedeu área de 23 mil m² no Distrito Industrial Flávio Baldissera e auxiliará a universidade na captação de recursos e em novembro iniciará a pavimentação asfáltica.

Aproximação com setor produtivo
Conforme o reitor da Unochapecó, o projeto visa aproximar a universidade do setor produtivo, além de valorizar e agregar mais valor aos produtos da região. "O projeto teve impulso em março deste ano, quando o governo catarinense demonstrou interesse em instalar um desses parques na região Oeste e para a Unochapecó esse era o momento para a efetivação da iniciativa", disse o professor Odilon Luiz Poli.

Para o vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Claudio Alcides Jacoski, o projeto agrega três pilares essenciais para o desenvolvimento, que são: a universidade, com o conhecimento; o município, com a ação pública; e as empresas, com a implantação da inovação tecnológica. O parque, segundo o vice-reitor, "serve como espaço para negócios baseados em conhecimento, ao abrigar centros para a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e incubação, treinamento, prospecção e a infraestrutura para feiras e o desenvolvimento mercadológico".

O prefeito João Rodrigues destacou que esse é um projeto esperado há muito tempo pelo setor produtivo, e que, "uma vez lançado deve ser cumprido". João Rodrigues disse ainda que a previsão de conclusão do parque é de dois a três anos, dependendo da captação de recursos.

Hugo Paulo G. de Oliveira-Jornalista MTb4296RS, com texto de Luan Vosnhak

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.