Letras motiva para a leitura e coordenadora homenageia novos alunos

25 de March de 2010

« »
O curso de Letras promoveu na terça-feira, dia 23, palestra com o escritor José Clemente Pozenato, autor do livro O Quatrilho, que foi adaptado para o cinema e concorreu ao Oscar em 1996. Acadêmicos e docentes de diversos cursos estiveram presentes ao evento, que foi realizado no salão de atos da universidade. Com o objetivo explicitar a importância da leitura na vida do ser humano, o escritor falou de suas experiências e de como o ato de ler influencia em todos os campos da nossa vida. Segundo ele, a leitura é um grande exemplo de linearidade, pois é preciso ler da primeira a última letra até o fim do livro. Ainda segundo Pozenato, as relações que criamos entre as letras, para formar palavras, e entre palavras, para entender o texto, se transportam para o nosso dia a dia nos ajudando a perceber conexões antes não vistas. Depois da explanação, os presentes puderam tirar dúvidas e conversar com o palestrante sobre o assunto e adquirir os livros por ele escritos.   Coordenadora homenageia primeiro período No mesmo evento, que teve a finalidade de ser uma aula inaugural, a coordenadora do curso de Letras, professora Rosane Meneghetti, fez homenagem em inglês aos ingressantes do curso de Letras Bilíngüe. Destacou que a iniciativa foi uma forma de homenagear os novos alunos e de apresentar as possibilidades de atuação do futuro licenciado em Letras de forma bilíngüe.         A coordenadora afirmou que "a missão do curso de Letras é formar profissionais conscientes de seu perfil de educadores, empenhados na conquista da responsabilidade social compartilhada e na melhoria da qualidade do ensino/pesquisa/extensão, de modo especial no que se refere às expressões lingüísticas e literárias, nos contextos oral e escrito, contribuindo, assim, para o progresso do nosso país, especialmente, no âmbito local e regional". Acrescentou que o curso tem como objetivo formar profissionais conscientes de seu papel social e que assumam o compromisso de serem multiplicadores dos diferentes saberes da língua e da liberdade.   "O professor de língua, materna ou estrangeira, se constituirá em um sujeito capaz de articular diferentes conhecimentos, avaliando-os criticamente. Sua postura como docente de língua consiste em valorizar a diversidade lingüística e cultural. Quer-se um professor autônomo, com pensamento crítico, capaz de articular o conhecimento acadêmico com o contexto em que está inserido, abstraindo e resolvendo problemas, trabalhando coletiva e interdisciplinarmente", enfatizou a coordenadora. Para a professora Rosane, a prática docente deve ser pautada pela formação de cidadãos, com trocas de saberes, valores e ideias, a partir da interação dialética.

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.