Mais de 8 mil alunos iniciam aulas na Unochapecó

02 de October de 2009

« »
    Novos acadêmicos fazem plantio de árvores
    Apresentação de docentes e veteranos para nova turma de jornalismo

Instituição eliminou os tradicionais trotes aos acadêmicos

Mais de 8 mil alunos, recepcionados por dirigentes da Reitoria, diretores de centro, coordenadores de cursos, docentes e técnicos, iniciaram as aulas do primeiro semestre letivo na Unochapecó. Em 37 cursos superiores de graduação, ministrados em Chapecó, São Lourenço do Oeste e Xaxim, são aproximadamente 7.500 universitários e mais 600 alunos que frequentam 22 cursos de pós-graduação. Neste semestre a Unochapecó implantou o novo curso de Odontologia, transferiu o turno de Jornalismo para a noite e iniciou em São Lourenço o curso de Ciência da Computação.

Uma programação foi organizada para acolher os alunos, especialmente os calouros, incluindo o Projeto Metamorfose, que irá até a próxima terça-feira, dia 17. Juntamente com a Gincana Universitária e a campanha de doação de sangue, tem o objetivo de integrar os novos alunos à vida acadêmica, dentro de procedimentos adotados na Unochapecó que eliminaram qualquer trote que possa gerar desconforto ou violência aos alunos.

A partir de segunda-feira, dia 16, até sexta-feira, haverá a campanha Universitário Solidário Doa Sangue, para alunos, docentes e técnico-administrativos. Em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), está em sua 16ª edição e atenderá necessidades de pacientes em 47 hospitais, que atendem 80 municípios. Outra iniciativa é a VII Gincana Universitária, que iniciará em 3 de março, com o tema Cultura. Dirigida aos calouros, também é uma alternativa diferenciada de recepção e uma forma de integrar os universitários ingressantes com a comunidade acadêmica e a instituição. Nos dias 11 e 12 de março serão realizadas tarefas e outras atividades e no dia 14 um passeio ciclístico.

Sem trote

O ingresso na universidade marca um momento importante na vida dos acadêmicos, que vivenciam mudanças constantes. A universidade se apresenta ao calouro como um mundo repleto de novidades, num momento de impacto em que ele se depara com estrutura diferente da que estava habituado no ensino médio. A Unochapecó, entendendo o ingresso na universidade como de suma importância, organiza atividades específicas para receber o novo aluno, com a campanha Universitário Solidário Doa Sangue, a Gincana Universitária e o Projeto Metamorfose - Acolhida ao Calouro, de forma a eliminar os trotes violentos e vexatórios. Quem desobedecer às orientações pode sofrer processo administrativo e até a expulsão da universidade.

O Metamorfose é desenvolvido, durante um turno todo de aula, com a proposta de transformar a iniciação universitária em um momento de acolhida, apoio e integração dos novos universitários à vida acadêmica. As atividades consistem na apresentação e interação dos calouros, através de dinâmicas interativas e reflexivas, e do contato com os veteranos, através do "apadrinhamento", no qual os veteranos recebem os calouros de forma descontraída e com respeito.

Entre as atividades de reconhecimento e apropriação da estrutura oferecida pela Unochapecó, é realizado o "Passeio Orientado", que visa a localização dos acadêmicos no espaço da universidade. Os calouros também plantam uma árvore, que além de sensibilizá-los quanto ao meio ambiente, também serve como ato simbólico do início do processo de iniciação universitária.

EXTRA COMUNICAÇÃO - Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS - 10/02/09

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.