O ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, após visita que realizou nesta sexta-feira, 4 de dezembro, à estação de piscicultura que está em fase inicial de construção em Águas de Chapecó, liberou recursos para as obras que estão em andamento. A estação é construída próximo ao canteiro de obras da Usina Foz do Chapecó, por meio de convênio entre o Ministério da Pesca, a Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), o Instituto Goio-En e a Unochapecó.
Na reitoria da Unochapecó, em entrevista à imprensa, acompanhado do reitor Odilon Luiz Poli, da diretora do Instituto Goio-En, Débora Lemes Cella, e do engenheiro de aquicultura do Instituto, Régis Canton, o ministro liberou duas parcelas do convênio. Essas parcelas somam 994,9 mil reais, de um total de R$ 2 milhões e 355 mil. No total, o investimento previsto, incluindo contrapartidas, é de R$ 2,9 milhões e a Foz do Chapecó Energia participa com área de 16,6 hectares cedida em comodato à Fundeste. A previsão de inauguração da nova estação é para meados do segundo semestre de 2010.
Conforme o ministro com a estação haverá melhor condição para o desenvolvimento da piscicultura na região. Altemir Gregolin disse que "é positiva a parceria com a Unochapecó e o Instituto Goio-En", proporcionando pesquisa e desenvolvimento de tecnologia em espécies nativas, repovoamento dos rios e capacitação dos produtores.
Já o reitor Odilon Poli destacou que a Unochapecó pretende constituir um centro de pesquisa em espécies de peixes nativos, e para tanto busca parcerias com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Estadual de Londrina. Também indicou que, além da pesquisa e do apoio aos produtores, existe a preocupação com a comercialização, para agregar valor à cadeira produtiva do peixe.
Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS - 4/12/09
Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em
contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.