Nova estação de piscicultura será instalada em convênio com a Secretaria da Pesca

20 de February de 2009

« »

Mais de R$ 2,3 milhões serão aplicados no desenvolvimento da piscicultura no Oeste Catarinense. Para tanto, foi firmado convênio entre a Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), através de suas mantidas Unochapecó e Instituto Regional para o Desenvolvimento Sustentável, e a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (Seap) nesta quinta-feira, 19 de fevereiro. O documento objetiva a implantação de uma estação de piscicultura no município de Águas de Chapecó, próximo à Usina Foz do Chapecó.

O documento que permite a construção da nova estação foi assinado com a presença do ministro Altemir Gregolin, do presidente da Fundeste, Hermes Ignácio Palaoro, do reitor Odilon Luiz Poli e outros dirigentes da universidade, da diretora do Instituto, Débora Lemes Cella, autoridades e lideranças regionais, docentes e alunos. No mesmo ato, o ministro proferiu aula inaugural para os cursos de Agronomia e de Engenharia de Alimentos.

Pelo convênio haverá o investimento de recursos da ordem de R$ 2,35 milhões. Da Seap serão R$ 1,84 milhão e a contrapartida da Fundeste será de R$ 514,6 e a Foz do Chapecó Energia participa com área de 16 hectares cedida em comodato à Fundeste. Como há uma condicionante de transposição na construção da barragem, representada pela exigência de implantação de um canal lateral, ou "escada", para permitir que os peixes subam pelo leito do rio de forma a facilitar o processo de reprodução, uma proposta alternativa está na estação. Se o Ibama autorizar, através do trabalho da estação voltado para o povoamento e repovoamento do rio, a Foz do Chapecó Energia investirá mais R$ 1,8 milhão.

O reitor Odilon Luiz Poli afirmou que a Unochapecó e o Instituto Regional para o Desenvolvimento Sustentável tomaram a decisão estratégica de atuar para desenvolver a pesca na região. Para tanto, haverá parceria com a UFRGS para transferência de tecnologia e a participação de instituições regionais. Em reunião com a presença dos prefeitos de Chapecó, João Rodrigues, de Águas de Chapecó, Adilson Zeni, e de São Carlos, Elio Hoss Godoy, o reitor disse da preocupação de fomentar toda a cadeia, desde a produção e distribuição de alevinos, até a industrialização e comercialização.

Já o ministro Altemir Gregolin destacou a importância da decisão e disse da necessidade da pesca ser valorizada como atividade econômica de cunho permanente para a ampliação da renda, e não como apenas como alternativa para o produtor rural. Anunciou a instalação de um escritório regional da Seap, para articular as ações da aquicultura, e propôs a formação de um grupo técnico regional para tratar de uma política de pesca para o Oeste e propor medidas. (20/02/2009)

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.