Novo curso de Odontologia inicia atividades

13 de February de 2009

« »

O curso de Odontologia da Unochapecó, através de aula inaugural nesta sexta-feira, 13 de fevereiro, começou oficialmente as atividades de seu primeiro semestre letivo. Aprovado em setembro do ano passado, o curso foi um dos mais procurados no último vestibular e será ministrado em nove semestres, nos turnos matutino e vespertino.

Para a aula de instalação do curso, foi convidado o professor Samuel Jorge Moysés, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e da Universidade Federal do Paraná e consultor da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba. Graduado em Odontologia, possui mestrado em Odontologia Social e doutorado em Epidemiologia e Saúde Pública.

O professor Samuel Moysés tratou sobre o tema "Humanização e capacitação tecno-científica na formação do profissional da saúde". O evento teve a participação de alunos, docentes e cirurgiões-dentistas de Chapecó e da região.

Estrutura para Odontologia

A estrutura disponível para os estudantes do curso de Odontologia da Unochapecó, conforme seu coordenador, professor Mauro Antônio Dall Agnol, será composta de mais de 20 laboratórios e cerca de 80 consultórios odontológicos, incluindo um centro cirúrgico e uma unidade para atendimento de pacientes especiais. O curso utilizará, em seu primeiro ano, que tem a maior parte das disciplinas diretamente relacionadas às áreas das Ciências Biológicas, da Saúde, Humanas e Sociais e da Educação, docentes da Unochapecó, vinculados especialmente aos cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Educação Física. A partir do segundo semestre começarão os processos seletivos para professores que atuarão no âmbito das Ciências Odontológicas e que, gradativamente, irão compor o quadro total de docentes do curso de Odontologia.

Também será utilizada a estrutura disponível de 120 laboratórios da Unochapecó, principalmente os de Bioquímica, Anatômico, Cardiorespiratório, Citologia e Hematologia, Enfermagem, Farmacologia, Fisiologia, Histologia, Microbiologia, Microscopia, Semiologia/Avaliação Físico Funcional, Histopatologia, Biotecnologia Animal e Vegetal e o Centro de Bioterismo. No terceiro semestre a estrutura terá ainda o Laboratório Multidisciplinar, que englobará os laboratórios de Odontologia Pré-clínica e Materiais Odontológicos, de Prótese Dentária e de Ortodontia. Também serão construídos o Laboratório de Imaginologia, ambulatórios odontológicos e centro cirúrgico.

Atendimento na comunidade

Haverá, ainda, duas unidades localizadas na comunidade. Serão compostas de dois ambulatórios odontológicos, anexos às Unidades Básicas de Saúde do Bairro Saic e do Bairro São Pedro, construídas em parceria entre a Unochapecó e a Prefeitura Municipal.

Com a estrutura disponibilizada, o curso de odontologia da Unochapecó, segundo seu coordenador, "será um dos únicos do país a oferecer a oportunidade do estudante estagiar em consultórios com essa característica". Especifica que a população de Chapecó será beneficiada com o incremento no atendimento odontológico acessível e de qualidade, complementando a oferta do Serviço Público de Saúde Bucal, "principalmente com a disponibilização do acesso  a serviços odontológicos de média e alta complexidade e reforçando o compromisso da Unochapecó com a extensão, a participação na comunidade e o desenvolvimento regional".

EXTRA COMUNICAÇÃO - Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS - 13/02/2009

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.