Novo prédio e Balanço Social marcam atividades dos cinco anos da Unochapecó

« »
    Entrega do Balanço Social 2006
    Descerramento da placa inaugural do Bloco R3

"Esse é mais um projeto realizado para o futuro da educação superior na região. A história da universidade se confunde com a história da comunidade." Essa afirmação foi feita pelo reitor da Unochapecó, professor Gilberto Luiz Agnolin, na inauguração das instalações do bloco R3 e apresentação do Balanço Social 2006 da Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), mantenedora da universidade. O evento, que ocorreu nesta quarta-feira, 11 de julho, fez parte da programação dos cinco anos da Unochapecó, comemorado no dia 27 de agosto.

Segundo Agnolin, em 1998 foi lançado o desafio de transformar o campus em uma cidade universitária, e a conclusão de novo um bloco é mais um passo realizado nesse desafio. Já secretário de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Luciano Buligon, destacou a Unochapecó como referência no Estado e disse que suas obras, "além de bem pensadas são econômicas e atendem muito bem toda a população acadêmica".

Conforme o vice-reitor de Administração, professor Gerson Roberto Röwer, em relação às obras físicas em cinco anos a universidade cresceu de 33 mil m² para 50 mil m². O bloco R3, que tem 2.874 m² de área construída, 21 salas de aula, três auditórios e instalações administrativas para 8 cursos e a pós-graduação, foi construído no tempo recorde de oito meses e estiveram envolvidas na obra 10 empresas e uma equipe interna que atua nas construções e manutenção de prédios.

No evento, que reuniu o reitor e vice-reitores, diretores de centro, coordenadores de curso, professores, acadêmicos, profissionais da imprensa, autoridades e lideranças, também foi feita a apresentação do Balanço Social de 2006. Publicado pela Fundeste pelo quinto ano consecutivo, o balanço social foi apresentado pelo coordenador da comissão de elaboração, professor Sady Mazzioni. Conforme ele, as ações divulgadas no balanço representam as principais atividades no campo social desenvolvidas pela universidade e foram apontadas e escolhidas por cada centro como os projetos de maior relevância.

A publicação apresenta as ações de responsabilidade social da Unochapecó, seus projetos de impacto social e ambiental, aplicações de recursos econômicos e humanos e o relato das atividades nas áreas de ensino e de pesquisa e os serviços prestados à comunidade através da extensão. Também destacou os trabalhos do Instituto Regional para o Desenvolvimento Sustentável, mantido pela Fundeste em São Carlos.

Atividades continuam

A programação comemorativa aos cinco anos da universidade ocorrerá até dezembro deste ano e inclui, ainda, a gincana universitária e uma campanha de conscientização ambiental. Também estão programadas sessão solene do Conselho Universitário (Consun), a Festa do Livro, a Rústica Unochapecó/Corpo de Bombeiros e a realização do Encontro Sul-brasileiro de Corais e outras apresentações artístico-culturais. Também haverá eventos de aperfeiçoamento, como o Ciclo de Estudos sobre a Docência no Ensino Superior, seminários e semanas acadêmicas.

Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTbRS4296 texto: Joane Marcon - 11/07/07

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.