Núcleo de Transferência Tecnológica aproxima Unochapecó da comunidade

06 de May de 2008

« »

Autoridades, lideranças e representações do meio acadêmico participaram da inauguração do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (Nitt), implantado pela Unochapecó. No mesmo ato, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Paulo de Tarso Mendes Luna, proferiu palestra sobre o tema inovação e foram apresentadas as novas instalações da Incubadora Tecnológica da Unochapecó.

O reitor Odilon Luiz Poli disse que o novo núcleo aproxima academia e comunidade e permite ampliar essa articulação. "O Nitt representa a conexão da capacidade instalada da Unochapecó com a sociedade, significando uma ponte entre o saber universitário e as demandas da comunidade", afirmou. Também destacou que o núcleo permitirá atrair mais recursos, especialmente públicos, para financiar a pesquisa. Já o presidente da mantenedora Fundeste, Hermes Ignácio Palaoro, disse que o Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica é mais um passo que a Unochapecó concretiza na integração com os segmentos sociais.

Conforme o vice-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação, Cláudio Alcides Jacoski, o Nitt apresenta três características fundamentais, e uma delas é a prestação de serviços, no sentido de colocar o conhecimento gerado na universidade em contato com a comunidade. Outros aspectos são representados pela função de escritório de projetos, com sinergia entre a competência instalada e as demandas da comunidade, e pela inovação, ao organizar a produção científica e a propriedade intelectual. Para o vice-reitor, essa atuação integra universidade e sociedade, dentro da missão da Unochapecó como instituição comunitária e pelos seus compromissos com o desenvolvimento regional.

Finalidades do Nitt

Entre as funções do Nitt estão o fortalecimento de parcerias da Unochapecó com órgãos públicos, empresas e demais organizações da sociedade e a promoção e assessoramento na transferência de tecnologia para o setor produtivo, auxiliando no acordo de parcerias e na negociação de contratos de licenciamento. Outro objetivo é de promover a elaboração e a implementação de estratégias de desenvolvimento e gerenciamento da inovação tecnológica gerada na Unochapecó, com a manutenção da política institucional de estímulo à proteção das criações, licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia.

Outras finalidades do Nitt são: apoiar os grupos de pesquisa e de extensão da Unochapecó no âmbito da elaboração e gestão de projetos, assim como as ações de prestação de serviços; e difundir os conceitos de inovação tecnológica e de propriedade intelectual, na Unochapecó e na sociedade.

Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.