Programa aproxima alunos da realidade nas unidades de saúde

16 de April de 2009

« »

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Pet-Saúde) é um instrumento para o aperfeiçoamento e a especialização dos profissionais da saúde. Também propicia, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), iniciação ao trabalho, estágios e vivências aos estudantes da área. Através de convênios com os ministérios da Saúde e da Educação, a Unochapecó desenvolve esse programa, de forma integrada ao Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), também realizado pela universidade em Chapecó. O trabalho iniciou em março e nesta quinta-feira, 16 de abril, ocorreu uma reunião geral com os envolvidos para discutir as ações programadas.

Entre os objetivos do programa, estão a formação de profissionais e docentes com elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica e a valorização das características sociais e regionais. Outras finalidades são o desenvolvimento de atividades acadêmicas em padrões de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar, e o preparo de profissionais para o adequado enfrentamento das diferentes realidades de vida e de saúde da população.

Segundo a professora Maira Tellechea da Silva, que coordena o programa na Unochapecó, os estudantes precisam estar envolvidos em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em ação articulada com o programa Pró-saúde, eles têm reforço das questões de sala de aula, aulas teórico-práticas e estimulo à participação em pesquisa. "Também farão parte de núcleos de estudo que sejam referência na discussão da atenção básica, com a participação de docentes, trabalhadores e gestores da universidade e da Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó", indica a professora.

Recursos e resultados

Estão envolvidos no programa, que utiliza em um ano recursos do Ministério da Saúde na ordem de R$ 785,8 mil, estudantes e docentes de quatro centros de ciências da Unochapecó. Com os respectivos cursos, são eles: Ciências da Saúde - Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Nutrição; Ciências Humanas e Sociais - Psicologia; Ciências Sociais e Jurídicas - Serviço Social; e Centro de Ciências Agro-ambientais - Ciências Biológicas. Um docente atua como tutor acadêmico por grupo do projeto,  e são seis os grupos, de forma a consolidar atividades teórico-práticas na universidade e em unidades de saúde. Assim, são seis tutores acadêmicos, que atuam diretamente com 72 estudantes bolsistas e 103 estudantes não bolsistas. Participam, ainda, 36 preceptores, que são profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, como enfermeiros, médicos, nutricionistas, odontólogos e psicólogos.

Entre os resultados previstos para os alunos, está a qualificação do processo de formação na graduação e em serviço e preparo profissional. O programa também fomenta a produção científica e a participação e desenvolvimento de atividades acadêmicas em padrões de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar. Além disso, possibilitará a participação em eventos de nível regional, estadual, nacional e internacional.

Hugo Paulo de Oliveira-Jornalista/MTb4296RS - 16/04/09

Se você aparece nesta foto, não autorizou o uso de imagem e quer que a foto seja tirada do ar, entre em contato e faça sua solicitação. Assim que recebermos a mensagem, a foto será removida.